A partir desta terça-feira (6), a Secretaria de Estado de Saúde passa a incluir pessoas com sintomas gripais no grupo que é testado para Covid-19 em Minas Gerais. O estado é um dos que menos testam no país. A novidade foi anunciada pelo secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Carlos Eduardo Amaral, durante a coletiva de imprensa sobre o coronavírus no estado.
” A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, a partir de hoje (6), está ampliando os critérios de testagem para Covid-19. Agora testaremos todas as pessoas que se enquadram nos casos suspeitos de síndrome gripal, com suspeita de coronavírus”, disse o secretário de saúde, Carlos Eduardo Amaral.
Segundo o secretário da pasta, a ampliação terá o apoio dos laboratórios da Fundação Oswaldo Cruz.
“Com a ampliação, vamos aumentar a capacidade de testagem no estado e com isso, tentar bloquear ainda mais a transmissão da doença em Minas”, disse o secretário de estado de saúde.
G1 perguntou à Secretaria de Estado de Saúde (SES) de Minas Gerais sobre qual tipo de teste será ampliado e qual data começará a testagem, mas até o fechamento desta reportagem não obteve retorno.
Segundo a SES, Minas Gerais já teve mais de 310 mil casos confirmados de coronavírus, sendo que 7.704 pessoas morreram em decorrência da doença.
Baixa testagem
Minas Gerais é um dos estados que menos testam para a Covid-19. Em pleno pico da doença, em julho, um levantamento do IBGE apontou que era o segundo com menor testagem no Brasil. Além disso, o laboratório estadual responsável pela análises, Fundação Ezequiel Dias (Funed), executou, em agosto, apenas 3% de todos os exames analisados pelos laboratórios que integram a rede pública.
Com G1 MG