Menu

Zema afirma que Minas já comprou 50 milhões de seringas e anuncia plano de vacinação para Covid-19

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), afirmou nesta quarta-feira (25) que o estado está fazendo a “lição de casa” para quando a vacina contra Covid-19 ficar pronta, ela possa ser distribuída aos 853 municípios.

Foto: Governo de Minas Gerais/DivulgaçãoFoto: Governo de Minas Gerais/Divulgação

Ao anunciar o plano de contingência para a vacinação, ele disse que 50 milhões de agulhas e seringas já foram adquiridas, assim como mais de 700 câmaras frigoríficas que deverão ser utilizadas para o armazenamento das vacinas.

“Além disso, estamos orientando todos os profissionais de saúde sobre como lidar com esse material, armazená-lo e também aplicá-lo”, disse o governador.

Zema falou ainda que a Secretaria de Estado de Saúde (SES) tem trabalhado há meses para viabilizar a logística de distribuição das vacinas que será feita pela Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros.

O governador disse que o programa de imunização é uma questão federal, portanto a compra das vacinas será feita pelo Ministério da Saúde, mas que Minas Gerais tem acompanhado a questão.

Plano federal ainda não foi apresentado

Nesta terça-feira (24), o governo federal apresentou um recurso ao Tribunal de Contas da União (TCU) contra a decisão da corte que determinava a apresentação de um plano de vacinação contra a Covid-19.

O TCU determinou que o governo detalhasse o planejamento para compra, produção e distribuição das doses da vacina. Também pedia informações sobre a logística da vacinação.

O governo não apresentou o plano e alegou que a decisão do TCU contém um equívoco. Segundo o recurso, o tribunal não deveria ter listado a Casa Civil ao lado do Ministério da Saúde como um dos órgãos que seriam responsáveis pelo planejamento da vacinação. Essa atribuição, de acordo com a AGU, é exclusiva do ministério.

Com G1



Publicidade

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos