Esta quarta-feira (9) é a quinta data em apenas sete dias na qual o balanço da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) indica um número de casos de coronavírus confirmados em apenas 24 horas maior que 4.000 – foram exatos 4.080 entre terça-feira (8) e esta manhã. Este acréscimo representa uma média de 170 novos diagnósticos a cada hora transcorrida no período e, com isto, subiu para 448.800 a quantidade de mineiros que descobriram-se com a infecção nos últimos nove meses.
O relatório guarda também o maior número de mortes, igualmente registradas no transcorrer de terça para quarta-feira, desde 14 de novembro – 84 óbitos receberam confirmação e entraram para a lista nesta manhã, o que elevou para 10.429 as mortes ligadas à Covid-19, no Estado, de março para cá.
Falecimentos registrados nas últimas 24 horas aconteceram, segundo estatística da Secretaria, nos meses de junho, outubro, novembro e dezembro, estando a maior parte deles concentrada entre sexta (4) e segunda-feira (7). Apesar do elevado número de óbitos, a taxa de letalidade da Covid-19 em Minas Gerais caiu de 2,4% para 2,3% e, até esta quarta, tinham sido registradas mortes em 682 municípios mineiros.
Em relação à quantidade total de mineiros adoecidos com a Covid-19, sabe-se que 407 mil entre os casos são considerados como recuperados, à medida que estes pacientes em questão ou receberam alta hospitalar ou cumpriram o isolamento domiciliar e estão assintomáticos há mais de três dias. O acompanhamento é mantido em outros cerca de 31 mil casos.
O balanço da Secretaria de Saúde também contempla um gráfico com o número de hospitalizações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) segundo semanas epidemiológicas deste ano e do anterior. Através dele, pode-se perceber que nas últimas três semanas ocorreu nova elevação na quantidade de pessoas internadas com sintomas respiratórios – após uma ligeira queda detectada também durante três semanas. Este pode ser um indício do aumento no número de casos de Covid-19 em Minas Gerais.
No Estado
Belo Horizonte é a cidade que concentra a maior quantidade de moradores diagnosticados com o novo coronavírus. Eram 54.409 até a manhã desta quarta-feira (9). A capital mineira também responde pelo maior número de mortes na região e, de acordo com o relatório, 1.697 residentes em BH morreram após contraírem o vírus.
Da Redação com SES-MG/OT