A Covid-19 também impediu o prefeito eleito da cidade de Espera Feliz, na zona da Mata, Dr. Maurélio Carlos da Silva (PDT) de tomar posse nesta sexta-feira (01/01). O prefeito eleito com 5.910 votos (47,5%), tinha 76 anos e faleceu por complicações causadas pelo novo coronavírus.
O prefeito eleito estava internado desde o último dia 12 em um hospital de Guaçuí, no Espírito Santo, onde teve seu estado de saúde agravado nas última horas de internação. O vice-prefeito eleito na chapa do Dr. Maurélio que tomará posse nesta sexta-feira é Doutor Rafael Peixoto, de 41 anos.
Por conta da morte do prefeito eleito, a prefeitura de Espera Feliz decretou luto oficial de três dias; no decreto assinado pelo atual prefeito João Carlos Cabral de Almeida, o chefe do executivo disse que lamenta a morte do Dr. Maurélio, que prestou inestimáveis serviços ao município.
Além do prefeito eleito de Espera Feliz, outros três prefeitos eleitos em Minas Gerais morreram antes de tomarem posse: Aristóteles Temporini Catarina (MDB), prefeito eleito de Santa Maria do Suaçuí no Vale do Rio Doce morreu no último dia 21, também por complicações da Covid-19.
Um infarto fulminante matou o então candidato a prefeito de Passa Quatro, no Sul de Minas, Antônio Claret (PV), um dia antes da eleição. Como não houve tempo suficiente para a substituição do nome dele da urna eletrônica, ele venceu a eleição, mas não foi considerado eleito. Ele foi substituído pelo atual vice-prefeito Henrique Nogueira do MDB.
Ronaldo Pereira Cardoso, do partido Democratas, foi eleito em Tapiraí, no Centro Oeste; ele faleceu no dia 17 deste mês, um dia após sua diplomação. A causa da morte foi um acidente ocorrido na BR-262 em Moema.
Da Redação com G37