Após um fim de semana marcado por chuvas fortes em várias cidades de Minas Gerais, a Defesa Civil Estadual confirmou seis mortes na última semana. Ao todo, oito pessoas já perderam a vida neste período chuvoso, compreendido entre outubro de 2020 a março de 2021.
Em entrevista nesta terça-feira (5), o major Eduardo Lopes disse que os cidadãos não podem se enganar com um dia ensolarado porque estamos em uma fase de instabilidade atmosférica, o que potencializa tempestades.
Lopes destacou que a força das enxurradas tem que ser levada em consideração. “A água ganha uma energia grande por causa da impermeabilidade do solo”.
Ele ressaltou que em caso de chuva forte as pessoas devem procurar um local seguro até que o temporal termine. Lopes falou ainda que a chuva pode causar deslizamentos de terra por causa do encharcamento do solo.
De acordo com o major, a meteorologia prevê muita chuva para a Grande BH e para as regiões Sul, Zona da Mata e parte do Triângulo.
As pessoas devem ficar atentas a riscos geológicos e observar rachaduras, trincas nas paredes e desnível do solo. A qualquer sinal de perigo é preciso chamar a Defesa Civil pelo 199.
Com Portal G1