O Comitê Extraordinário Covid-19 definiu nesta quarta-feira (13) que apenas a macrorregião Noroeste retornará para a onda amarela do plano Minas Consciente, fase em que são permitidas a abertura de alguns serviços considerados não essenciais. Ela junta-se a Norte e Triângulo do Norte.
Com isso, dez locais continuam na onda vermelha: Oeste, Centro, Jequitinhonha, Leste, Leste do Sul, Nordeste, Vale do Aço, Sudeste, Centro-Sul e Sul. Nessas macrorregiões, apenas o comércio essencial pode funcionar, como padarias, supermercados, farmácias e bancos.
Só a macrorregião Triângulo Sul permanece na onda verde, onde é permitido o funcionamento de atividades não essenciais com alto risco de contágio do coronavírus, como cinemas, parques e teatros.
Segundo o governador Romeu Zema (Novo), essas decisões foram tomadas após a constatação do crescimento do número de casos e óbitos pela doença no Estado. Conforme o governo de Minas, foi registrado aumento de 6,5% nos casos confirmados em relação à semana anterior, e crescimento de 4,4% no número de óbitos nos últimos sete dias.
“Sei que todos já estão cansados de manterem estas restrições, de ficarem isolados, de usar máscara e manter o distanciamento social, mas nós precisamos deste esforço final. A vacina está para chegar a qualquer momento. Muito provavelmente neste final de janeiro ou início de fevereiro o processo de vacinação vai se iniciar”, afirmou Zema.
“Peço encarecidamente à população que tome as medidas de precaução, porque os hospitais estão hoje com uma ocupação muito maior do que aquela que tivemos no primeiro pico da pandemia. Então todo o cuidado é recomendado”, reforçou o governador.
Balanço
Minas Gerais registrou nas últimas 24 horas 8.319 novos casos de pessoas infectadas pelo coronavírus, segundo o Boletim Epidemiológico da Secretária de Estado de Saúde (SES).
O número é o segundo maior desde o início da pandemia, em março do ano passado. O recorde de novos casos foi registrado no último sábado (9), quando o índice atingiu 8.399 pessoas infectadas em um dia.
O boletim desta quarta-feira também traz que em 24 horas, 144 mortes por Covid-19 ocorreram no Estado.. Com esse cenário, Minas Gerais tem agora 611.152 casos confirmados de coronavírus e 12.894 óbitos confirmados.
Com O Tempo