Menu

Vacina contra Covid-19 chegará a todas as cidades mineiras até a noite desta segunda-feira, informou o Governador Zema

Até o fim desta segunda-feira (18), todas as 853 cidades de Minas Gerais devem receber as primeiras doses para vacinação contra Covid-19, informou o governador Romeu Zema (Novo), em entrevista à “CBN BH” nesta segunda-feira (18). Serão enviadas 561 mil unidades para imunização de grupos prioritários no Estado.

Foto: Marcelo Barbosa / Imprensa MGFoto: Marcelo Barbosa / Imprensa MG

“É questão de horas para que essas doses estejam descendo (para Minas). Vai para a central de distribuição, e, daí, para todo o Estado. Temos a logística para entregar todas. Assim que a vacina chegar na central de distribuição, deveremos começar o envio delas da unidade metropolitana e para o interior. Hoje, ainda, teremos profissionais de saúde sendo vacinados”, declarou Zema.

O governador completou a fala informando que “em breve” novos lotes da vacina do Instituto Butantan, em parceria com a farmacêutica chinesa SinoVac, serão enviados aos Estados. O próximo, previu, será ainda neste final de semana. Com o avançar da logística de distribuição, Minas Gerais deve receber, por dia, cerca de “200 mil doses quase que diariamente”, pontuou o chefe do Executivo.

“Daqui a pouco estaremos recebendo em Minas Gerais 200 mil doses quase diariamente. Até amanhã, no final do dia, é quase que certo de que todas as cidades estarão com a vacina em mãos”, detalhou.

Primeiro lote é suficiente para imunizar grupos prioritários

As primeiras 561 mil unidades da vacina do Butantan que chegarão a Minas Gerais são suficientes para administração da primeira dose nos grupos prioritários, prometeu Zema. Serão vacinados, primeiro, profissionais da saúde que estão na linha de frente contra a Covid-19, idosos que estão em instituições de longa permanência, e indígenas.

“Para vacinar esses grupos, é suficiente. Mas, talvez, ainda neste final de semana, uma segunda leva da vacina estará saindo. Essas seis milhões de doses são o ponta pé inicial. Mais quatro milhões devem sair neste final de semana. Todos terão vacina, é questão de dias ou semanas. Teremos uma redução expressiva nos casos, e a rede hospitalar começara a sentir o alívio”, detalhou o governador.

O governador Romeu Zema esteve em São Paulo para acompanhar o envio dos lotes ao Estado. "As 561 mil doses da vacina devem chegar hoje, às 16h, a Belo Horizonte, na Rede de Frio, na Gameleira e serão distribuídas para as 28 regionais de saúde por transporte aéreo e terrestre", informou o governo. O Estado já tinha adquirido 50 milhões de agulhas e seringas para garantir a vacinação contra a doença.

A prefeitura de Belo Horizonte informou que espera a chegada das doses para informar o calendário de vacinação. As vacinas da Oxford/Astrazeneca e Coronavac/Sinovac tiveram o uso emergencial aprovado pela equipe da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) na tarde deste domingo (17).

Na mesma data, a enfermeira a enfermeira Mônica Calazans, de 54 anos, recebeu a primeira dose da vacina contra a Covid-19 no Brasil, primeira pessoa a ser imunizada.

Da Redação com OT



Publicidade

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos