Menu

PM e governo de Minas criam plano para combater violência contra motoristas de aplicativos

A violência contra motoristas de transporte por aplicativos tem assustado a categoria. Em 15 dias, neste mês de janeiro, foram, pelo menos, quatro casos em Belo Horizonte e Região Metropolitana. Motoristas chegaram a fazer fazer duas manifestações pedindo por mais segurança. Com isso, o governo de Minas e Polícia Militar montaram um plano de ação para combater este tipo de crime.

Foto: Camila Falabela/TV GloboFoto: Camila Falabela/TV Globo

O plano foi informado aos representantes dos motoristas durante reunião, na segunda-feira (11), com o secretário-geral de Estado, Mateus Simões, e com o chefe do Estado Maior, coronel Eduardo Felisberto Alves.

A PM explicou sobre o funcionamento do plano de ação e o apoio aos motoristas e usuários do aplicativo de transporte, além de alertar os motoristas sobre comportamentos que poderão preservar a segurança dos trabalhadores.

"É uma estratégia conjunta tanto da Polícia Militar quanto do governo aliadas às empresas e motoristas. A ideia é que estas empresas farão adaptações nos próprios aplicativos para que algumas informações como as ações do botão de pânico deem acesso diretamente à polícia para que ela possa ser acionada mais rapidamente", explicou a capitão da Polícia Militar Layla Brunnela.

A Polícia Militar informou ainda que irá atuar de "maneira preventiva e reativa", com a ampliação do monitoramento, plano de contingência, estruturação da rede de motoristas protegidos, aumento do número de militares nas viaturas, em locais estratégias.

A capitão explicou que, além disso, todos os batalhões da PM, companhias e bases de segurança estarão sinalizados no mapa do motorista.

"Enquanto o motorista estiver fazendo o trajeto vai aparecer para ele uma base de segurança mais perto dele, assim caso ele esteja em risco, pode desviar o caminho e se dirigir à uma base mais próxima", disse Brunnela.

Segundo a capitão, algumas adaptações já começaram no dia 12 de janeiro, como as operações preventivas. As redes de proteção também deram início com as reuniões entre motoristas nas sedes das empresas ou de forma on-line, devido a pandemia.

A Polícia Militar disse que as mudanças no aplicativo dependem das empresas.

Com Portal G1



Publicidade

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos