Dia 18 de janeiro. A tão esperada aeronave que carregava a vacina anti-Covid tocava o solo mineiro pouco antes das 20h. As primeiras doses começarão a ser aplicadas ainda no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins. Ao menos cinco mineiros vão dormir mais tranquilos, na esperança de que dias melhores estão por vir.
A expectativa é que a técnica de enfermagem Maria Bonsucesso Pereira, de 57 anos, seja a primeira vacinada em Minas Gerais.
Todas as 577 mil doses estão previstas para desembarcar nesta noite em Confins. “Sem o SuS não tem vacina” disse a enfermeira Adriana Vilella Ávila de Castro, escolhida para aplicar a primeira dose da vacina anti-Covid em Minas.
Envio das vacinas para os municípios
Amanhã haverá distribuição das vacinas para as regionais com escolta policial. As vacinas serão separaras por município, registradas e faturadas pela regional. Está marcada para esta terça-feira(19) uma reunião da epidemiologia da Regional de Saúde com os gestores da Macroregião Centro do Programa Minas Consciente, definindo plano e repassando quantitativo e grupos prioritários que devem ser os já noticiados, segundo informação da Secretaria Municipal de Saúde.
Da Redação