A Polícia Militar (PM) registrou 50 ocorrências de eventos clandestinos durante o carnaval em Minas Gerais e conduziu 94 pessoas à delegacia durante o período. O balanço foi divulgado pela PM na manhã desta quarta-feira (17), em uma entrevista coletiva, na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte.
O comandante-geral da corporação, Rodrigo Sousa, agradeceu a população que aderiu ao pedido de se fazer um “carnaval pela vida”, buscando evitar o crescimento dos números da Covid-19 no estado. Ele também destacou a importância de denúncias feitas pela população para coibir os eventos clandestinos.
“O nosso balanço é extremamente positivo, nós tivemos uma colaboração muito grande da população, que efetivamente permaneceu em casa. Tivemos um grande número de chamados de eventos clandestinos que foram realizados. Mas conseguimos, com atuação conjunta com outros órgãos, frustrar esses eventos e impedir o acontecimento de vários”, afirmou a porta-voz da corporação Layla Brunnela.
Queda na criminalidade violenta
Segundo a polícia, durante o carnaval, houve queda de mais 52% nos crimes violentos no estado, passando de 990, em 2020, de para 471, em 2021. Em Belo Horizonte, a redução foi ainda mais significativa, com queda de quase 67%, passando de 404 para 134.
A PM destacou ainda os resultados da apreensão de drogas e armas no carnaval. Foram retirados de circulação 1,5 mil quilos de maconha, 25 quilos de cocaína e 45 quilos de crack no estado, além de 545 armas.
Redução das ocorrências do Corpo de Bombeiros
O Corpo de Bombeiros também registrou queda das ocorrências durante o carnaval. Foram 15% a menos em relação ao ano passado e 3% a menos em relação à média histórica.
Nos acidentes de trânsito, o número de mortes caiu 13% em relação à média, e feridos, 21%.
A queda de de mortes por afogamentos, outra ocorrência típica do carnaval, chama ainda mais atenção. A redução foi de 33% em relação ao ano passado e de 60% em comparação com a média.
Com Portal G1