As apresentações de música ao vivo em bares e restaurantes de Belo Horizonte foram liberadas pela prefeitura. A medida foi publicada em portaria da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), no Diário Oficial do Município desta quarta-feira (17).
Mesmo com a liberação, a prefeitura da capital ainda restringe a disponibilidade de espaços para dança, permanência do público em pé, exibição de eventos esportivos e outras atividades de entretenimento que provoquem aglomeração. Esses casos ainda estão proibidos.
‘Vai passar. A alegria vai voltar’, diz Kalil sobre carnaval esvaziado pela pandemia em BH; veja balanço
Com relação aos espaços de lazer dedicados ao entretenimento infantil, mais conhecido como playground, a prefeitura determina que os protocolos sanitários utilizados nesses locais sejam os mesmos atribuídos aos parques de diversões.
As novas regras entram em vigor a partir desta quinta-feira (18). A medida foi anunciada logo depois que o prefeito Alexandre Kalil (PSD) elogiar o isolamento da cidade durante o carnaval.
Confira o regimento para apresentações de música ao vivo
Os estabelecimentos comerciais deverão cumprir com os seguintes requisitos:
- Instalação de barreira física de vidro, acrílico ou outro material eficiente, com anteparos frontais e laterais, para separação entre o palco/músico(s) e o público.
- Uso obrigatório de máscara facial com cobertura de nariz e boca para os integrantes da banda, em todas as situações em que quando for possível e equipe técnica.
- Não permitir o compartilhamento de microfones, equipamentos e instrumentos sem a prévia higienização.
- Não permitir espaço para dança durante a apresentação musical ou em qualquer situação.
- Não permitir circulação do(s) músico (s) entre o público.
- Promover orientação ao público quanto às medidas de segurança para a prevenção da covid-19 imediatamente antes do início de cada apresentação, com ênfase no distanciamento mínimo uso correto de máscaras e o risco do compartilhamento de objetos.
Com Portal G1