Menu

Governo de Minas determina toque de recolher em duas regiões do estado que migraram para a ‘onda roxa’

O governador de Minas Gerais Romeu Zema (Novo) determinou nesta quarta-feira (3) o fechamento do comércio não essencial, toque de recolher das 20h às 5h e restrição de circulação de pessoas em duas regiões do estado que estão à beira do colapso no sistema de saúde por causa do aumento das internações por Covid-19. As medidas já começam a valer de imediato (veja todas elas abaixo).

Romeu Zema em coletiva de imprensa nesta quarta-feira. — Foto: Ewerton Lopes / TV GloboRomeu Zema em coletiva de imprensa nesta quarta-feira. — Foto: Ewerton Lopes / TV Globo

Esta é a primeira vez que o governo estadual intervém sobre as prefeituras durante a pandemia. As regiões Noroeste e Triângulo Norte passam a integrar a chamada "onda roxa", nova fase do programa Minas Consciente criada nesta quarta, como antecipado pela TV Globo.

A decisão vale por 15 dias. As regiões que estão na onda vermelha serão monitoradas diariamente e podem migrar para a onda roxa caso a situação piore. Segundo o governador, as forças de segurança serão acionadas para fiscalizar as medidas. Haverá punição em caso de descumprimento, mas o governador não divulgou como isso será feito.

Zema também disse que os municípios que estiverem na onda roxa serão obrigados a seguir as regras determinadas pelo estado, ao contrário do que vinha acontecendo até então, quando cabia a cada prefeitura decidir aderir ou não ao Minas Consciente.

“Onda roxa é uma onda diferente das demais. Não é mais opcional aos prefeitos decidirem se eles vão aderir ou não. A adesão é impositiva para evitar o total colapso da rede de saúde”, disse Zema.

Sobre a determinação do Supremo Tribunal Federal (STF) que dá poder de decisão às prefeituras para adotarem medidas contra a pandemia, o governador disse que a onda roxa diz respeito ao âmbito regional, daí ser possível a imposição das proibições.

“Realmente há essa prerrogativa de os prefeitos fazerem o que é mais adequado. Mas o mérito aqui é sobre o sistema regional de saúde”, falou Zema.

Veja abaixo as medidas impostas pela "onda roxa":

- Fechamento do comércio não essencial
- Suspensão de cirurgias eletivas
- Apoio das forças de segurança
- Restrição de circulação de pessoas (só poderão sair de casa para atividades essenciais)
- Toque de recolher das 20h às 5h
- Proibição de pessoas sem máscara em qualquer espaço
- Proibição de circulação de pessoas com sintomas de gripe
- Proibição de reuniões presenciais, inclusive entre parentes que não morem na mesma casa
- Implantação de barreiras sanitárias de vigilância
- Fechamento de bares e restaurantes (funcionamento apenas por delivery)

Alerta

Até esta quarta-feira (3), 893.645 mineiros já se infectaram com a Covid-19 e, destes, 18.872 morreram por causa da doença. Foram registrados 6.565 novos casos confirmados e 227 novos óbitos em relação à véspera.

Este é o segundo maior número de mortes notificadas em um dia no estado. O recorde, de 243 óbitos em 24 horas, foi registrado em 10 de fevereiro.

Com G1 



Publicidade

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos