Em apenas 23 dias, restando ainda oito para o término do mês, março de 2021 já supera fevereiro com o maior número de mortes confirmadas pela Covid-19 em Minas Gerais desde o início da pandemia.
De acordo com os boletins epidemiológicos da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), foram contabilizados 3.558 óbitos causados pelo novo coronavírus, até o momento, no acumulado do mês. A média é de 155 vítimas por dia, ou uma a cada nove minutos.
A soma já é suficiente para ultrapassar o recorde anterior, registrado no mês passado, quando haviam sido confirmadas 3.505 vítimas residentes em território mineiro (média de 125 por dia).
Para se ter uma ideia, morreram mais pessoas de Covid-19 em Minas Gerais do que na Argentina (2.599), cuja população supera a mineira em mais do que o dobro. A taxa de mortalidade no período em Minas é a maior na comparação com todos os vizinhos da América do Sul.
Os números evidenciam como a doença alcançou um novo patamar neste ano em Minas, assim como em todo o Brasil. O total de óbitos registrados apenas nos três primeiros meses de 2021 corresponde a quase metade (46%) de todas as mortes provocadas pela doença desde o início da pandemia.
Segundo o último boletim epidemiológico da SES-MG, Minas Gerais chegou nesta terça-feira (23) a um total de 22.123 mortes e 1.040.198 casos confirmados de Covid-19.
Com O Tempo