A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), em encontro na manhã desta terça-feira (23) com representantes de supermercados e padarias, definiu que os estabelecimentos não poderão abrir no próximo domingo (28). Também é discutida a possibilidade de que o Mercado Central seja fechado no mesmo dia. A medida, que poderá ser ampliada para outros domingos, se dá devido ao avanço da pandemia de covid-19.
Restrições, ainda mais severas, como toque de recolher, foram impostas na última quarta-feira (17) pela Onda Roxa, do programa do governo de Minas.
A capital mineira atingiu ocupação total (rede suplementar + SUS) de 107,3% da ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e há lista de espera. As 819 vagas de terapia intensiva da cidade para quem está com a doença estão ocupadas e faltam leitos para 60 pacientes.
A ocupação de enfermarias está em 87,9%, no indicador nível vermelho. Já o RT está 1,17, ou seja, cada grupo de 100 infectados transmite o novo coronavírus para 117. Segundo especialistas, o ideal é que o RT fique sempre abaixo de 1.
Onda roxa
Temendo desassistência por falta de vagas para internações, o governo de Minas implementou onda roxa para todos os municípios mineiros. A medida, inicialmente, é válida por 15 dias.
Com Itatiaia