Menu

De acordo com decisão do prefeito Kalil volta às aulas presenciais em BH da educação infantil será em 26 de abril

A prefeitura de Belo Horizonte anunciou retomada das aulas presenciais em escolas infantis na capital mineira a partir do próximo 26 de abril, durante entrevista coletiva realizada nesta segunda-feira (19).

Foto: Reprodução TV GloboFoto: Reprodução TV Globo

Serão autorizadas aulas para crianças com idade entre zero e cinco anos e oito meses. Mais cedo, fontes já haviam confirmado a O TEMPO a intenção de Kalil.

A medida foi anunciada pelo secretário municipal de Planejamento e Orçamento, André Reis. "Está autorizado o retorno a partir do dia 26 de abril", disse, sem mais detalhes.

As escolas de Belo Horizonte estão fechadas há mais de um ano, desde o primeiro decreto de combate à pandemia de coronavírus, em 20 de março de 2020.

Em todo o Estado, as aulas ocorrem atualmente em sistema remoto, enquanto em outros, como Ceará, São Paulo e Pernambuco, os alunos já frequentaram salas de aulas em alguns momentos ao longo do período.

Protocolos para volta às aulas já foram criados na capital mineira e apresentados no início do ano, quando havia expectativa de reabertura imediata. À época, a prefeitura anunciou que adquiriu protetores para alunos e professores.

Também informou que seguiria protocolos como medição de temperatura e higienização de mãos, além da restrição do uso de espaços coletivos, como lanchonetes e cantinas, bibliotecas e laboratórios de informática.

Os professores ainda não estão sendo vacinados em Belo Horizonte ou em Minas Gerais, mas o governador do Estado, Romeu Zema (Novo) informou que trabalha para conseguir essa prioridade junto ao Ministério da Saúde.

Diferentes órgãos recomendam o retorno às aulas presenciais, indicando o prejuízo social e educacional às crianças devido ao longo período em casa. No entanto, também há estudos que mostram a contaminação ocorrendo em sala, uma vez que novas cepas estão se mostrando mais agressivas às crianças.

A pedido da reportagem de O TEMPO, pesquisadores e professores dos departamentos de Sociologia e Estatística da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) apresentaram uma simulação dos impactos da volta às aulas na propagação do Sars-Cov-2.

Os resultados mostram que num grupo de crianças e adolescentes com idade entre 6 e 14 anos um só aluno infectado numa sala com outros 20 têm potencial para contaminar outros 60 do círculo familiar dos estudantes em apenas 15 dias.

Isso com todos eles usando máscara no colégio. Sem o equipamento de proteção, seriam 90 os infectados em apenas dez dias.

Da Redação com OTempo



Publicidade

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos