Em Juiz de Fora, na Zona da Mata, um homem de 33 anos está sendo monitorado pela Secretaria Municipal de Saúde após estar na Índia e testar positivo para o novo coronavírus. Ao ser notificada, a Vigilância Epidemiológica realizou a coleta do material a fim de saber se ele foi infectado por alguma variante.
A Secretaria Municipal de Saúde informou que o paciente está internado na Santa Casa de Misericórdia e tem quadro estável.
Em relação aos números de coronavírus na cidade, o destaque é a morte de mais uma puérpera. A jovem tinha apenas 19 anos e não apresentava comorbidades. Este é o terceiro caso de morte de mãe com recém-nascido em Juiz de Fora.
Casos no Brasil
Os primeiros casos da variante indiana no Brasil foram confirmados entre seis tripulantes que chegaram ao país a bordo de um navio cargueiro na última quinta-feira (20).
Exames identificaram a variante B.1.617.2 em amostras tiradas de tripulantes do MV Shandong Da Zhi, proveniente da África do Sul, informou a secretaria de Saúde do estado do Maranhão.
A linhagem B.1.617 do novo coronavírus foi detectada pela primeira vez na Índia em outubro de 2020. A cepa já está presente em 66 países. A Organização Mundial da Saúde (OMS) classificou essa variante como um tipo “digno de preocupação global”.
Com Itatiaia