Logo

Polícia Federal prende 2 pessoas na Grande BH por contrabando migrantes para os Estados Unidos

A Polícia Federal (PF) prendeu, na manhã desta quinta-feira (17), em Minas Gerais, duas pessoas suspeitas de contrabandear migrantes para os Estados Unidos.

Foto ilustrativa/Reprodução: InternetFoto ilustrativa/Reprodução: Internet

As prisões foram em São Joaquim de Bicas, na Grande BH, e Abre Campo, na Região Central do estado. A operação ganhou o nome de Le Mans, que faz referência a uma prova automobilística realizada na França. Os policiais federais também cumpriram dois mandados de busca e apreensão – um em cada cidade.

De acordo com a PF, as investigações tiveram início por causa da fuga de um homem com a filha de 3 anos para o Paraguai.

Após a prisão dele no dia 5 de junho na fronteira daquele pais e a recuperação da criança pela mãe, as investigações também identificaram a existência de associação criminosa envolvida na promoção de migração ilegal de brasileiros para os Estados Unidos, com o fim de obter vantagem econômica.

Prisões nesta quinta-feira
As pessoas presas nesta manhã são suspeitas de ser responsáveis por transportar os migrantes do Brasil e fazer pagamentos para o funcionamento do esquema.

As apurações indicam que recentemente foram enviados 14 brasileiros para o México, pessoas que atualmente estão em solo mexicano e aguardam instruções para cruzar a fronteira com os Estados Unidos.

R$ 100 mil

Existem outros sete brasileiros no estado de São Paulo que esperavam orientações da associação criminosa para migrar para o exterior. Era cobrada a quantia de R$ 100 mil por pessoa para que fosse levada até os Estados Unidos.

As investigações continuam para localizar as vítimas (migrantes) que ainda se encontram no México e aquelas que ainda não deixaram o Brasil.

A promoção de entrada ilegal de brasileiro em país estrangeiro, com a finalidade de obter vantagem econômica, pode ficar até cinco anos preso.

Com G1



Publicidade

© Copyright 2008 - 2024 SeteLagoas.com.br - Powered by Golbe Networks