A UFMG é a melhor universidade federal do Brasil, a terceira melhor instituição de ensino do país e a quinta melhor da América Latina, segundo dados da edição 2022 do ranking mundial da Times Higher Education (THE), divulgado no último dia 1º.
As colocações se mantiveram as mesmas às apuradas na versão latino-americana do ranking, divulgado em julho deste ano. Em nível mundial, a UFMG ficou na faixa 601-800 entre as melhores do mundo.
De acordo com a Universidade Federal de Minas Gerais, o bom desempenho ganha um significado especial no cenário atual de queda nos investimentos em pesquisa, ciência e tecnologia no Brasil. Segundo o pró-reitor de Pesquisa, Mário Montenegro Campos, a posição de destaque é justificada pelo grande esforço institucional, principalmente dos pesquisadores.
Avaliação
A Times Higher Education é uma publicação inglesa, vinculada ao jornal The Times, que veicula conteúdos relacionados à educação superior.
Os critérios utilizados para a avaliação das instituições estão agrupados em cinco áreas diferentes:
Ensino
Pesquisas
Citações
Perspectiva internacional
Renda na indústria
Participação no ranking
A universidade fornece dados para a avaliação da THE desde 2012. Para a inclusão na lista, é exigido que as universidades ofereçam cursos em nível de pós-graduação e tenham número de publicações relevantes superior a 1.000, em cinco anos.
Com O Tempo