Menu

UFMG seleciona voluntários para teste de medicamento oral da Pfizer contra a COVID

A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) está em busca de voluntários para iniciar testes de uma medicação da Pfizer para combater a covid-19. A Faculdade de Medicina da universidade foi um dos centros escolhidos pela farmacêutica para a pesquisa.

Foto ilustrativa/Reprodução: InternetFoto ilustrativa/Reprodução: Internet 

O remédio que está sendo testado é administrado por via oral e tem o objetivo de avaliar se há redução da duração e da gravidade da covid-1. O professor da Faculdade de Medicina da UFMG, Jorge Andrade Pinto, explica como funciona o teste e quais os objetivos do estudo.

“É um remédio de tomada oral, duas vezes por dia, durante cinco dias, e o que nós estamos testando primeiramente é em pacientes com algum fatos de risco, acima de 60 anos, com diabetes, hipertensão, que não tenha tomada a vacina ainda e que não pretenda tomar, e que tenha uma infecção recente pela covid. O objetivo desses testes é verificar se essa medicação ajuda a diminuir o risco de progressão de doença na população infectada. Outro teste que vai ser feito em pacientes que tiveram contato com pessoas com covid, contato domiciliar, ou seja, pessoas que tenham pacientes com covid em casa e em breve vamos testar essa medicação entre os contactantes desse paciente. “

O professor ressalta os benefícios que o medicamento pode trazer. “A vantagem desse medicamento é que ele pode ser usado precocemente em pessoas que tenham algum fator de risco ou em contactantes domiciliares para que seja tratado o risco de progressão de doença grave ou para prevenir a infecção entre contactantes.”

Existem ainda outros dois testes previstos: um para avaliar a segurança e eficácia em relação à população de baixo risco, incluindo pessoas já vacinadas, e o outro com o objetivo de verificar o uso preventivo para pessoas que convivem com quem foi diagnosticado com o coronavírus. O resultado final deve ser divulgado em seis meses.

Os interessados em participar da pesquisa devem entrar em contato pelo telefone (31) 98109-1143 e pelo e-mail cov3001.ufmg@gmail.com, apresentar o exame realizado nos últimos cinco dias com o resultado positivo para covid-19 ou apenas revelar ter desenvolvido manifestações características da doença. Nesse caso, a equipe responsável avaliará os sintomas e fará a testagem. Os voluntários serão recebidos no ambulatório São Vicente, do Hospital das Clínicas da UFMG, para os exames e, posteriormente, na Unidade de Pesquisa Clínica em Vacinas (UPqVac) da Faculdade de Medicina.

Com Itatiaia



Publicidade

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos