Minas Gerais recebe, na tarde desta sexta-feira (19), 449,28 mil doses de vacina da Pfizer. Os imunizantes fazem parte do 68º lote de vacinas contra a Covid-19 enviado pelo Ministério da Saúde ao estado. As últimas remessas haviam chegado na terça (16) e na quarta (17).
De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), a nova remessa chega por transporte aéreo, no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, em três desembarques: às 16h10, às 18h45 e às 18h55.
A SES-MG armazena as doses na Central Estadual da Rede de Frio e organiza a logística de distribuição para repassar às Unidades Regionais de Saúde, que, posteriormente, as entregam aos municípios.
Intervalo reduzido
O intervalo entre as doses de Pfizer foi reduzido para 21 dias, segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG). A mudança foi divulgada na tarde desta sexta-feira (19).
Até o momento, para receber a segunda dose, era necessário um período de, no mínimo, oito semanas desde a aplicação da primeira.
Segundo a subsecretária de Vigilância em Saúde da SES-MG, Janaína Passos, completar o cartão de vacina é fundamental para evitar o aumento de casos graves e garantir proteção coletiva.
“O objetivo da redução do intervalo entre a primeira e a segunda dose é acelerar a vacinação dos mineiros, aumentando a quantidade de pessoas com esquema vacinal completo. Dessa forma, conseguimos reduzir os índices de transmissão da doença e as internações, principalmente os casos graves”, explicou.
A implementação da medida entrará em vigor neste sábado (20), quando será publicada a deliberação aprovada pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB), instância de gestão que reúne representantes da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) e dos municípios.
Com Portal g1