Já são 92 cidades em situação de emergência em Minas Gerais por causa das chuvas, segundo a Defesa Civil. O número é referente ao período entre outubro e dezembro deste ano. O governo do estado decretou estado de emergência em 56 delas. Segundo a Defesa Civil, seis pessoas morreram e 2.401 ficaram desabrigadas neste período. Outras 10.200 ficaram desalojadas.
De acordo com a Cruz Vermelha, neste momento, 43 cidades estão em situação crítica. Uma delas é Salinas, no Norte do estado. A cidade, que tem pouco mais de 41 mil habitantes, vem sofrendo com enchentes nos últimos dias. Já são 236 as famílias que foram obrigadas a sair de suas casas. Segundo a Defesa Civil, 158 pessoas tiveram que ser resgatadas de áreas de risco.
O governador Romeu Zema (Novo) esteve na cidade nesta quarta-feira (29). Ele disse que conversou com o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, que prometeu a liberar recursos.
“O Governo Federal já se comprometeu a repassar em janeiro uma verba que vai ajudar na reconstrução de moradias, para aqueles que tiveram suas moradias total o parcialmente destruídas”, disse ele.
Com g1