A chuva não deve dar trégua em Minas Gerais até pelo menos 4 ou 5 de janeiro, quando o sol pode aparecer em algumas regiões do Estado. A previsão é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Neste sábado (1º), a previsão é de céu nublado em todo o Estado com pancadas de chuva na maior parte das regiões de Minas. A exceção é para o Norte, Vale do Jequitinhonha,
Já no domingo (2), a previsão se mantém praticamente a mesma, mas também a região Leste passa a ter pancadas de chuvas isoladas e com menos frequência do que no sábado.
Segundo o meteorologista Claudemir Azevedo, as fortes chuvas que atingem Minas Gerais são consequência de uma massa de ar instável e úmida. E chuvas acima da média no norte de Minas e que agora migram para a região Central do Estado são em decorrência do efeito La Niña – fenômeno climático caracterizado pelo aquecimento atípico das águas do Oceano Pacífico.
Temperaturas amenas
A temperatura mínima registrada em Minas Gerais neste sábado de Ano Novo foi de 15ºC em Monte Verde, no Sul do Estado, e a máxima deve chegar aos 35ºC no Norte. Já em Belo Horizonte, a mínima foi de 17ºC e a máxima não deve passar de 22ºC.
Da Redação com OTempo