A mineradora Vallourec informou na manhã deste domingo (9) que alterou o nível de emergência do Dique Lisa para três – considerado o nível máximo de alerta. A medida foi adotada após o transbordamento do dique, utilizado para contenção de água de chuva, no último sábado (8). O incidente aconteceu após uma falha no sistema de drenagem da barragem Mina Pau Branco, situada na região de Nova Lima e Brumadinho, na Grande BH.
Ainda segundo a Vallourec, as operações da Mina Pau Branco foram interditadas pela Agência Nacional de Mineração (ANM) e a empresa “está trabalhando com os órgãos competentes e autoridades para minimizar os transtornos ocorridos e para restabelecer a normalidade da situação”.
Na madrugada deste domingo, uma decisão do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) determinou que a mineradora Vallourec adote uma série de medidas preventivas e reparadoras no sentido de garantir a segurança das pessoas e do meio ambiente por eventuais problemas estruturais na Mina Pau Branco, sob pena de multa diária de R$ 1 milhão.
Além disso, a decisão – que atende a um pedido do Ministério Público e da Advocacia Geral do Estado (AGE), determina que a empresa “suspenda toda e qualquer atividade de disposição de material de qualquer natureza, incluindo estéril e rejeitos” “na Pilha Cachoeirinha, situada na Mina Pau Branco, e apresente, em um prazo de 48 horas, “um plano de ações e cronograma, por equipe técnica especializada.
A mineradora informou que ainda não foi notificada da decisão.
Da Redação com OTempo