As chuvas – que assolam Minas Gerais há dias provocando desabamentos, alagamentos e outras formas de estrago – devem persistir na maior parte do estado nesta segunda-feira (10).
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão é de céu encoberto com pancadas de chuva, por vezes forte, nas regiões Noroeste, Central Mineira, Oeste, Metropolitana, Rio Doce e Zona da Mata.
A previsão é a mesma para a cidade de Belo Horizonte.
Até às 06h desta segunda (10), as condições climáticas na região da Pampulha, na capital mineira, registravam chuva de 6,4 mm, umidade de 93%, enquanto os termômetros marcavam 19,3ºC, com sensação térmica de 20,3ºC.
Está em vigor um alerta meteorológico do Inmet, até às 11h desta segunda (10), para chuva superior a 60 mm por hora ou acima de 100 mm por dia. O Instituto aponta o risco de alagamentos e transbordamento de rios, e grandes deslizamentos de encostas.
O alerta afeta as áreas do Triângulo Mineiro, Central Mineira, Zona da Mata, Vale do Rio Doce, Oeste de Minas, Campo das Vertentes, Sul/Sudoeste de Minas, Região Metropolitana de Belo Horizonte, Jequitinhonha, Vale do Mucuri, Norte de Minas e Noroeste de Minas.
Em nota, o 5º Distrito de Meteorologia do Inmet, em Minas Gerais, explica que há atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) na região – “fenômeno que tem como característica a persistência de uma faixa de nuvens praticamente estacionada, provocando muita chuva sobre as mesmas áreas”.
O Inmet acredita que esse fenômeno persista pelo menos até terça-feira (11).
da Redação com CNN