A Prefeitura de Belo Horizonte anunciou, nesta segunda-feira (31), que o comércio da capital mineira poderá funcionar na terça-feira de Carnaval e na Quarta-Feira de Cinzas. Em contrapartida, as lojas não devem abrir no domingo nem na segunda-feira da semana de folia.
O anúncio foi feito após reunião do prefeito Alexandre Kalil (PSD) com representantes do Sindicato dos Comerciários de Belo Horizonte e Região e do Sindicato de Lojistas de BH.
O encontro foi solicitado pelos representantes da categoria depois que o prefeito Alexandre Kalil anunciou, na quinta-feira passada, a suspensão do ponto facultativo e pediu que os comércios funcionassem normalmente nos dias de Carnaval. O Sindicato dos Lojistas alega que o decreto municipal contraria a convenção coletiva que prevê o não funcionamento do comércio durante os dias de feriado.
A reunião foi a portas fechadas e durou cerca de uma hora. A proposta apresentada pela prefeitura e aprovada pelo Sindicato dos Lojistas prevê que, para cada dia trabalhado, o funcionário receba dois dias de descanso.
Inicialmente, apenas o sábado seria considerado dia normal de trabalho para os funcionários. No domingo (27/1), a previsão é de que o comércio ficaria fechado em uma contrapartida à autorização de trabalho no feriado de 21 de abril, numa quinta-feira, conforme a convenção coletiva.
Pelo acordo, os empregados que trabalharem terça e quarta vão ganhar dois dias de folga num período de 60 dias.
Agora, a proposta de fechar as portas no domingo e na segunda e abri-las na terça e na quarta-feira será levada para votação em assembleia dos representantes do Sindicato dos Comerciários.
Com R7 Notícias