A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou, na manhã desta quarta-feira (23), o primeiro autoteste de Covid-19 que será fabricado em Minas Gerais. A Eco Diagnóstica, em Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte, poderá produzir o exame tipo swab nasal, que tem resultado em 15 minutos, e estima que o produto chegue ao mercado no máximo em 10 dias. O teste deve custar cerca de R$60 para o consumidor.
A fábrica é a segunda do país a receber o aval da agência para produzir o exame. A primeira autorização foi dada na semana passada para uma empresa de Brasília. O diretor comercial da Eco Diagóstica, José Artur Moreira Chaves, informa que a fábrica já tem insumos suficientes para produzir mais de dois milhões de unidades e capacidade para produzir 130 mil por dia.
Agora, a Eco Diagnóstica aguarda a aprovação da Anvisa para fabricar também um autoteste feito pela saliva. Além de testes para Covid, a empresa já produz exames de HIV e testes rápidos para Zika, Chikungunya e febre amarela.
Com R7 Notícias