A partir da próximo dia 30 de março estará autorizada, de forma controlada, a visitação aos cânions de Capitólio, no Sul de Minas Gerais, onde, no dia 8 de janeiro deste ano, 10 pessoas morreram e outras 27 ficaram feridas depois de uma rocha se desprender e atingir embarcações no ponto turístico.
Um decreto foi publicado nesta quarta-feira (23) pelo prefeito do município, Cristiano Silva (PP), oficializando as recomendações técnicas das equipes de estudiosos que deverão ser seguidas pelas embarcações que forem até o local.
“Sabemos o quão importante o turismo é para Capitólio e toda a região. Estamos sentindo na pele, não só pela Covid, como também pelas chuvas e do acidente, o impacto dessa atividade econômica”, ponderou o prefeito em um vídeo divulgado à população.
No início deste mês, a Polícia Civil concluiu o inquérito que apurava as causas do acidente e entendeu que a queda da rocha foi “um evento natural”.
De acordo com o decreto municipal, a entrada das embarcações nos cânions será permitida de forma controlada e com redução de fluxo, “respeitando limites de distanciamento dos paredões”.
Também será exigida uma análise diária de um profissional técnico sobre a condição geológica e geotécnica do atrativo turístico, antes do início das visitações. O objetivo é verificar entre um dia e outro “possíveis processos erosivos e/ou movimentos de massa que possam ter ocorrido”.
A partir de agora também será exigido a apresentação de um “Termo de Anuência e Aceite” assinado por todos os passageiros dos barcos, que serão orientados sobre as novas regras de visitação e o uso de coletes salva vidas e capacetes de proteção pessoal.
“Interrupção dos passeios em qualquer ponto dentro do canion em caso de chuvas e/ou verificação de algum tipo de deslocamento ou movimentação de blocos rochosos ou de solo”, determina o decreto.
Com a nova regra, também ficam determinados dois trechos (1 e 2), delimitando o circuito dos barcos, que ocorrerá de forma rotativa. No trecho 1 será permitida a entrada de quatro embarcações após a verificação dos termos dos passageiros e equipamentos. Já no trecho 2 será permitida a entrada de apenas um barco por vez, que, por sua vez, não poderão ficar parados no local.
O texto também determina que está proibido o uso de som mecânico, de qualquer natureza e em qualquer volume, após a entrada no atrativo. O funcionamento da atração será de 9h às 16h, de segunda a sexta, e de 8h às 18h nos finais de semana e feriados.
Com O Tempo