Menu

'Urubu do Pix': saiba como funciona o novo golpe que promete dinheiro fácil e rápido

Golpistas usam redes sociais para pedir transferências pelo PIX, prometendo que o dinheiro vai voltar em maior quantidade. Esse é um esquema conhecido como “Urubu do Pix”, “Golpe do Urubu” ou “Golpe do Pix Dobrado”, que já chegou à capital mineira.

 Foto ilustrativa/Reprodução: InternetFoto ilustrativa/Reprodução: Internet

Para alertar sobre essa furada, o delegado Renato Nunes Guimarães, chefe da Divisão Especializada de Investigação aos Crimes Cibernéticos e Defesa do Consumidor, explica como os golpistas têm agido para enganar as pessoas.

“A vítima é induzida a enviar o dinheiro para chaves pix específicas que vão beneficiar o estelionatário. Esses estelionatários montam vídeos de divulgação onde eventuais pessoas conseguem ganhar o dinheiro. Os criminosos compartilham esses vídeos e mensagens em redes sociais e grupos de mensagens”, explica.

Normalmente, as pessoas que caem no golpe não procuram a polícia.

“A grande maioria não procura a polícia porque ela está buscando uma forma de enriquecimento ilícito sem justa causa. Ela está tentando burlar o sistema Pix ou o sistema das instituições financeiras”, disse.

O especialista considera que as plataformas de redes sociais poderiam agir excluindo perfis que praticam o golpe.

“As plataformas deveriam remover esses perfis, basta uma pesquisa simples para você encontrar milhares de perfis mostrando um serviço que não existe: o ganho do dinheiro fácil”, acrescentou.

Com Itatiaia



Publicidade

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos