Um levantamento divulgado nesta terça-feira (25) pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais (Cedec-MG) revela que 22 cidades do Estado decretaram situação de emergência devido às fortes chuvas. As mais afetadas até o momento estão na Zona da Mata e no Sul de Minas devido às tempestades de granizo e às ventanias que provocaram inundações e danos a edificações.
Lista dos municípios em situação de emergência reconhecida pelo Cedec-MG:
Alfenas
Alpercata
Alto Rio Doce
Antônio Carlos
Aracitaba
Barbacena
Cana Verde
Capetinga
Guiricema
Lassance
Muriaé
Paula Cândido
Poço Fundo
Presidente Bernardes
Santa Rita de Caldas
São Gonçalo do Sapucaí
São João Del Rei
São Sebastião da Vargem Alegre
Senador Firmino
Três Corações
Urucânia
Visconde do Rio Branco
Segundo a Defesa Civil estadual, até esta terça, as chuvas deixaram 405 desabrigados (pessoas que necessitam de abrigo temporário), enquanto o de desalojados (pessoas deslocadas para casas de parentes ou amigos) chega a 1.733. Não há registro de óbitos.
Serviço de alerta
Com a aproximação do período de chuvas mais fortes (novembro e dezembro), a Cedec-MG lembra que os cidadãos podem receber alertas por mensagem de texto (SMS). Basta enviar um SMS para o número 40199, com o número do CEP do local de interesse.
Além disso, a Defesa Civil estadual pede que as pessoas fiquem atentas a trincas que tenham surgido de repente, as janelas e portas que começarem fechar com dificuldade ou avarias no piso, pois podem indicar comprometimento da estrutura.
O mesmo vale para postes e árvores que tenham inclinação que indique risco de queda. Em caso de risco, basta acionar a Defesa Civil (199) ou o Corpo de Bombeiros (193) para realizarem avaliação.
Com Hoje em Dia