Será disponibilizado nesta segunda-feira (12) o resultado do cadastro escolar para a rede estadual de ensino do ano letivo 2023. A previsão é que a relação fosse divulgada a partir das 17h pelo Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para a Matrícula (Sucem).
O processo também se aplica para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e de Ensino Médio de Tempo Integral (EMTI). Um dos objetivos do cadastramento é unir o interesse dos estudantes às escolas disponíveis, também na tentativa de colocar o aluno em uma unidade perto de casa.
Com o resultado, disponível neste link, caberá aos pais, responsáveis ou o próprio estudante (se maior de 18 anos) ir até a escola (municipal ou estadual) a qual o aluno foi encaminhado para confirmar a matrícula. Esse etapa do cadastramento pode ser realizada até 13 de janeiro. Em Minas Gerais, 727 municípios que aderiram ao Sucem integram o cadastro. Caso o município não tenha feito a adesão, o cadastro e encaminhamento serão direcionados apenas a escolas estaduais.
Quem perdeu o prazo deve se inscrever no processo de ocupação das vagas remanescentes, que acontece entre 24 de janeiro e 10 de fevereiro do ano que vem. Essa parte também é conduzida pelo Sucem.
Da Redação com Itatiaia.