Dois criminosos armados renderam quatro funcionários de uma agência bancária na avenida Olinto Meireles, no bairro Milionários, na região do Barreiro, em Belo Horizonte e assaltaram o local, na manhã desta quinta-feira (19 de janeiro). Os suspeitos fugiram e são procurados pela Polícia Militar.
De acordo com a polícia, os criminosos chegaram a uma agência banco Sicoob, por volta de 8h30, no momento em que funcionários abriam o local e os renderam. Os suspeitos, a princípio, seriam adolescentes, mas eles ainda não foram encontrados.
Imagens de câmeras de segurança mostram crime:
Dupla invade agência bancária no Barreiro, em BH, faz reféns e rouba mais de R$ 60 mil.
Segundo a Polícia Militar, os suspeitos fugiram com a quantia e não foram localizados. pic.twitter.com/rSbaOGu5ai— Sete Lagoas.com.br (@SeteLagoas) January 21, 2023
De acordo com o Cabo Félix, da 11ª Companhia da PM, a ação foi muito rápida. “Assim que a corporação foi acionada e rapidamente se deslocou para o local, quando a guarnição chegou, os autores já tinha evadido do local”, contou. No momento do assalto, estavam na agência, a gerente, caixas, tesoureiro e uma pessoa da limpeza.
Um funcionário de um estabelecimento próximo à agência chamou a polícia. “A gerente chegou até sem voz dizendo que quando ela ia entrar no banco, o ladrão gritou com ela. Ela estava muito abalada”, relatou o funcionário que pediu para não ser identificado.
Apesar do susto e do prejuízo ao banco, ninguém ficou ferido. Segundo informações preliminares, foi levada uma quantia de aproximadamente R$70 mil em dinheiro. Neste momento, a equipe Roubo a Bancos da Polícia Civil está no local coletando provas para iniciar as investigações. Os funcionários rendidos foram encaminhados à Delegacia.
Agência já era visada por bandidos
Segundo informações, no último domingo (15 de janeiro), durante a madrugada, bandidos tentaram assaltar o banco. Pela loja lateral à agência, que estava vazia, os bandidos tentaram abrir dois buracos na parede. A tentativa de roubo foi frustrada quando o alarme da agência disparou e afugentou os suspeitos.
Com ajuda das imagens de câmeras de segurança, a Polícia Militar conseguiu identificar o veículo usado na ação, que, segundo as investigações, havia sido abandonado na mesma avenida da agência.
Agência permaneceu fechada na quinta
Por nota o Sicoob informou que “lamenta o ocorrido na manhã de quinta-feira, 19. Salienta que segue auxiliando as autoridades competentes nas investigações, para que o caso seja solucionado o mais brevemente possível.
O ponto de atendimento físico em questão permanecerá fechado, tendo previsão de retorno presencial na sexta-feira, 20. Até lá, os cooperados podem realizar suas operações via App Sicoob e internet banking”.
Relembre outros casos de assalto à bancos em Minas:
Banco do Sicoob assaltado em Santa Maria do Itabira
Um banco da Sicoob foi assaltado em Santa Maria do Itabira, na região Central de Minas Gerais, no dia 23 de janeiro do ano passado. Os criminosos fugiram para Belo Horizonte, trocaram tiros com os militares e três foram baleados. Os suspeitos entraram no banco armados, renderam o segurança e o gerente do local. Imagens de câmeras de segurança mostram os suspeitos dentro do banco amarrando as mãos das vítimas com fios.
Trote sobre assalto a banco mobiliza viaturas
No último dia 6 de janeiro um suposto assalto com reféns a um banco na avenida Tiradentes, no bairro Industrial, na divisa da região com o Barreiro, em Belo Horizonte com a cidade de Contagem, na região metropolitana da capital, mobilizou várias viaturas da Polícia Militar e até o Batalhão de Choque. A denúncia era um trote. De acordo com a Polícia Militar, houve uma ligação para o 190 falando sobre assalto a uma agência bancária da avenida. Havia informações até do suspeito estar com uma metralhadora e ter feito reféns. Viaturas foram mobilizadas e nada foi constatado.
Criminosos assaltam agência bancária de Antunes, no interior de Minas
Três criminosos armados invadiram uma agência bancária na cidade de Antunes, distrito de Igaratinga, no Centro-Oeste de Minas Gerais, no último dia 4 de agosto do ano passado. A arma do segurança foi roubada e os suspeitos também tentaram abrir o cofre do local. De acordo com a Polícia Militar, o segurança contou que os suspeitos colocaram a arma na cabeça dele. O armamento do vigilante foi tomado e os suspeitos tentaram abrir um cofre, mas não conseguiram. Uma quantia em dinheiro que não foi divulgada foi levada.
Policial e vigilantes são mortos em Santa Margarida
Cerca de 30 homens assaltaram os bancos do Brasil e da Sicoob em Santa Margarida, na Zona da Mata de Minas Gerais, em julho de 2017. Os criminosos assassinaram o cabo Marcos Marques da Silva, de 36 anos, que cruzou com eles em uma esquina. Eles também mataram o vigilante do Banco do Brasil, Leonardo José Mendes, de 53 anos, que foi atingido com tiros na cabeça, mesmo tentando se render. Os criminosos estavam fortemente armados e em caminhonetes.
Homens cobertos com máscaras de palhaços e com coletes a prova de balas invadem Itamonte
Um grupo com, pelo menos, 20 suspeitos fortemente armados, usando máscaras de palhaço e coletes a prova de balas invadiram a cidade de Itamonte, no Sul de Minas Gerais, em 2014 e provocaram um terror no local. Em confronto com a PM, nove bandidos morreram. Todos eram suspeitos de assaltos em outras cidades do Sul de Minas.
Quadrilha explode caixas eletrônicos e leva terror a Jacuí, no Sul de Minas
Oito suspeitos de explodirem caixas eletrônicos levaram terror à cidade de Jacuí, no Sul de Minas Gerais, no dia 8 de abril de 2021. Eles circularam pela cidade com metralhadoras dando tiros para o alto e trocaram disparos com militares. Um suspeito morreu. De acordo com a Polícia Militar, os criminosos chegaram à cidade em dois carros, um veículo foi para frente de uma agência do Banco do Brasil e o outro ficou próximo ao quartel da polícia. Eles usaram dinamite para explodir os caixas e, logo após o crime, saíram atirando pela cidade na tentativa de intimidar os policiais.
Três criminosos morrem em Brumadinho
Com mais de três quilômetros de extensão, a rua Presidente Vargas, no centro de Brumadinho, na região metropolitana de Belo Horizonte, concentra oito agências bancárias de sete bancos diferentes. E foi justamente nessa via que aconteceu a explosão da Caixa Econômica Federal, no dia 14 de agosto deste ano. Três dos suspeitos morreram no tiroteio com os militares, em frente à agência bancária. Durante a tentativa de fuga, dois criminosos invadiram uma casa, que fica a cerca de 500 metros do banco e fizeram uma família de refém – pai, mãe e filha –. O caso ocorreu em 14 de agosto de 2020.
Da Redação com OTempo