O governo de Minas Gerais irá investir R$200 milhões para ampliar o Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) nas escolas estaduais. A partir deste ano, 721 escolas em 406 municípios oferecerão o EMTI, incluindo 68 que terão, pela primeira vez, a modalidade disponível. Destas, 40 serão escolas exclusivas de EMTI Profissional. A expansão permitirá a disponibilidade de cerca de 120 mil vagas, aumentando o número de escolas oferecendo o EMTI de 591 para 721. O investimento será destinado à aquisição de laboratórios, materiais e formação de profissionais.
Das 721 escolas de ensino médio em tempo integral, 306 oferecerão pelo menos um curso técnico entre as 18 opções de formação técnica, incluindo Açúcar e Álcool, Agroecologia, Agronegócio, Agropecuária, Celulose e Papel, Desenvolvimento Cultural, Desenvolvimento de Sistemas, Eletroeletrônica, Eletrônica, Eletrotécnica, Informática, Logística, Marketing, Mecânica, Química, Recursos Humanos, Segurança do Trabalho e Transações Imobiliárias. Haverá uma expansão de cerca de 50% na oferta do EMTI Profissional.
Formações
Desde 2019, quando o Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) foi implementado na rede estadual, cerca de 13 mil professores foram formados através de encontros presenciais e virtuais, com 440 horas de formações presenciais e 172 horas de encontros virtuais.
Para fortalecer a política pública, 12 Formações de Ações Protagonistas foram realizadas para os jovens estudantes do EMTI. Para o acompanhamento e suporte da implantação, foram dedicadas cerca de 6.000 horas aos Ciclos de Acompanhamento Formativos, 6.370 Cadernos de Formação foram distribuídos às Equipes Escolares e Laboratórios de Práticas Experimentais de Física e Biologia foram implementados em diversas escolas.
“Andréa Botelho, Coordenadora Geral de Educação Integral e Profissional da Secretaria Estadual de Educação, destaca os objetivos do programa: ‘O Ensino Médio em Tempo Integral tem como foco o desenvolvimento da excelência acadêmica, buscando práticas efetivas de aprendizado, formação para a vida, fortalecer e consolidar valores e a capacidade de fazer escolhas e desenvolver competências para o século XXI onde se propõe o desenvolvimento da capacidade de enfrentar os desafios da contemporaneidade’, enfatizou.
Este ano, o governo de Minas Gerais pretende investir cerca de R$ 200 milhões no programa de aquisição de laboratórios profissionais, laboratórios de prática experimental, materiais de consumo, materiais permanentes e capacitação profissional. Já iniciou o processo de identificação dos itens e equipamentos necessários para a aquisição dos laboratórios profissionais, que serão adquiridos ou atualizados em 2023 nas escolas que oferecem o programa Ensino Médio Profissional em Tempo Integral.
Vagas restantes
As inscrições para as vagas não preenchidas no Cadastro Escolar 2023 estão abertas até 10 de fevereiro no SUCEM da SEE/MG. Acesse o site cadastroescolar.educacao.mg.gov.br, preencha o formulário e escolha o tipo de ensino, nível, etapa e turno desejados. Maiores de 18 anos ou responsáveis pelo aluno menor de idade devem fazer a inscrição.
Ao escolher uma escola, o encaminhamento é imediato e o candidato tem 2 dias úteis para confirmar a matrícula presencialmente, apresentando a documentação necessária. Caso não confirme dentro do prazo, a vaga será oferecida a outro candidato.
Da redação, Djhessica Monteiro.
Fonte: Secretaria de Educação de Minas Gerais.