Sophia Lima Rodrigues, de 16 anos, teve sua viagem para Harvard, nos Estados Unidos, custeada pelo Governo de Minas Gerais como parte de uma ação de fortalecimento pedagógico. A estudante, que cursa o 2º ano do ensino médio na Escola Estadual Professor Cláudio Brandão, em Belo Horizonte, participou do Harvard Model United Nations no mês de janeiro e trouxe consigo histórias de aprendizado que agora pode compartilhar com seus colegas. Sophia foi a única estudante de uma escola pública a fazer parte da delegação brasileira, que contou com mais sete estudantes e teve a duração de oito dias em Boston.
“A simulação de Harvard é a maior do mundo. A experiência em si foi muito grande. Fiquei muito feliz de ter conseguido ir”, revela. “Fiquei muito feliz com os resultados. O programa foi uma experiência incrível e me ajudou a amadurecer várias ideias. Conheci pessoas de várias partes do mundo e tive a chance de debater e conhecer vivências e culturas diferentes da minha”, afirma Sophia, que representou a Eslováquia na simulação.
A Harvard Model United Nations (HMUN) é a maior e mais renomada simulação diplomática da ONU. Neste ano, cerca de 4.000 estudantes de todo o mundo participaram do evento, que aconteceu de 26 a 29 de janeiro.
A estudante teve a oportunidade de conhecer duas universidades, a Harvard e a Babson College, considerada a maior faculdade de negócios do mundo. Além disso, ela também visitou outros pontos turísticos e experimentou a cultura local. “Foi incrível e pretendo aplicar para estudar lá no futuro”, projeta a estudante.”
A mãe da estudante, Luciana de Cássia Lima, expressa grande orgulho e surpresa. “Nunca imaginei que a Secretaria de Educação custeasse a viagem inteira. Há vários projetos que valorizam e desenvolvem os estudantes, mas muitas pessoas nem têm conhecimento deles. Agora, minha filha tem objetivos maiores em relação aos estudos. O primeiro passo foi dado aqui e ela quer seguir carreira como diplomata e estudar em outro país”, destaca a mãe.
A SEE/MG arcaram com todos os custos da viagem, incluindo passagens, transporte, documentação, hospedagem e alimentação. A iniciativa faz parte de um esforço para fortalecer a educação e as habilidades pedagógicas dos estudantes. As solicitações são rigorosamente analisadas pelo órgão central da SEE/MG e o projeto deve estar alinhado com o desenvolvimento dos estudantes e o Projeto Político Pedagógico da escola.
Sobre a Harvard Model United Nations (HMUN)
A HMUN é uma das mais prestigiadas simulações diplomáticas da Organização das Nações Unidas (ONU) e reúne estudantes de cerca de 50 países diferentes, selecionados através de um processo de seleção rigoroso, semelhante ao processo de admissão em algumas universidades internacionais. Durante o evento, os estudantes debatem questões globais em mais de 30 comitês, aprimorando habilidades como oratória, liderança e negociação.
Os estudantes brasileiros foram acompanhados por professores das instituições privadas Anglo Paulínia e Pentágono, ambas localizadas em São Paulo, que foram responsáveis por coordenar a delegação.
Da redação, Djhessica Monteiro com Agência Minas Gerais