O Hemocentro de São Paulo divulgou que o prazo para pessoas com tatuagem doarem sangue passou de 12 para seis meses. Em Minas Gerais, porém, o interessado em doar sangue ainda precisa esperar o prazo de 12 meses depois de fazer tatuagem.
De acordo com a Fundação Pró-Sangue de São Paulo, para “tatuagem, maquiagem definitiva e micropigmentação, se feitas em estabelecimento adequado (seguro) e com todos os cuidados necessários (assepsia correta e material descartável), o prazo é de 6 meses”.
Com essa medida, bombou nas redes sociais o compartilhamento de uma publicação com os dizeres “Alô, tatuados! O prazo para doar sangue mudou!”. Provavelmente desatentas à legenda, pessoas de outros estados, inclusive de Minas Gerais, replicaram a postagem, o que deu a entender que a medida valeria para todos os estados.
Mas esse não é o caso em terras mineiras. À Itatiaia, o Hemominas informa que “cumpre as normas técnicas vigentes em nossa legislação de hemoterapia e hematologia em sua integralidade”.
Dessa forma, “a certeza de que todos locais possuam alvará sanitário poderia autorizar a liberação com 6 meses, conforme a legislação”, explica a fundação. Porém, alguns candidatos não conseguiriam confirmar se os locais em que realizam as tatuagens e piercings atenderiam as exigências sanitárias necessárias.
Portanto, a Fundação Hemominas “opta por manter o prazo de inaptidão por 12 meses e esclarece que sua conduta tem como único objetivo assegurar a preservação da saúde e integridade física e emocional dos candidatos à doação e receptores de transfusão de sangue e hemoderivados”, como dito em nota.
Com Itatiaia