O Centro do Queijo Artesanal será inaugurado no Espaço 356 e contará com diversas atrações. Uma exposição permanente sobre o Queijo Artesanal será o destaque, além de uma loja colaborativa que oferecerá produtos mineiros, uma sala de aula com cozinha didática, uma biblioteca especializada na cultura e gastronomia de Minas e um espaço multiuso para eventos culturais e educativos.
O Centro do Queijo Artesanal iniciará suas atividades em 27 de março, porém, nessa fase inicial, será exclusivo para visitas escolares. A abertura ao público em geral será em 10 de abril.
A exposição permanente sobre o Queijo Artesanal é um dos principais destaques do projeto, coordenado pela museóloga Célia Corsino. O projeto é resultado de uma pesquisa detalhada sobre a produção de queijos em todo o estado de Minas Gerais, explorando os métodos utilizados na fabricação de queijos artesanais e como eles se relacionam com a cultura local. Além disso, o projeto também explora as particularidades das regiões produtoras de queijos reconhecidas em Minas Gerais.
O Centro de Referência do Queijo Artesanal de Minas Gerais tem se destacado por sua atuação consistente na promoção da cultura e culinária do estado. Recentemente, participou de eventos internacionais, como a reunião da UNESCO em Marrocos, onde trabalhou na sensibilização da comunidade internacional para que o “Modo de Fazer o Queijo Minas Artesanal”seja reconhecido como patrimônio da humanidade.
Além disso, o Centro representou Minas no maior congresso de gastronomia do mundo, o Madrid Fusión, e esteve na Colômbia para apresentar os queijos e a culinária do estado em um evento internacional de promoção turística. A atuação do Centro tem gerado resultados positivos e fortalecido a cultura e a gastronomia de Minas Gerais.
{module [1134]}
da redação