De acordo com a Polícia Civil, que é responsável pela emissão do documento, há a necessidade de realizar adequações nos sistemas que envolvem órgãos federais.
Minas Gerais ainda não emite a Carteira de Identidade Nacional (CIN), que foi criada pelo governo federal em 2022 e pode ser emitida a partir do CPF em versões física e digital.
A CIN é diferente do RG Digital, já disponível em Minas desde maio de 2021. A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) informou que está trabalhando para implementar o novo documento, mas que ainda precisa adequar seus sistemas junto aos órgãos federais.
“Para conclusão do processo e início das emissões das novas carteiras, é necessário adequações de sistemas, que envolvem órgãos federais. A PCMG trabalha firmemente para solucionar tais pendências sistêmicas junto aos envolvidos”, informou a PCMG em nota.
O prazo para os Estados começarem a oferecer a CIN foi estendido até 6 de novembro de 2023. Até o momento, apenas quatro Estados já estão emitindo a nova carteira. A CIN será obrigatória somente a partir de 2032.
Os postos de identificação de Minas devem oferecer o novo documento no futuro.
Tirando duvidas:
O que é a CIN?
A CIN, ou Carteira de Identidade Nacional, é um documento nacional que estabelece um novo padrão de emissão e modelo para os 27 órgãos de identificação no Brasil. Ela visa coibir fraudes de identificação por meio da inclusão de novos elementos de segurança, como um QR Code seguro e uma zona de leitura automatizada, permitindo uma verificação fácil e segura pelas Forças de Segurança Pública e por balcões públicos e privados. Além disso, a CIN possui uma versão digital, disponível no aplicativo GOV.BR.
Meu CPF vai mudar?
Não, quem já possui CPF poderá solicitar a CIN e manterá o mesmo número de CPF. Aqueles que ainda não possuem o número poderão solicitar ao órgão de identificação local, seguindo as regras da Receita Federal.
A antiga carteira de identidade perdeu a validade?
Não, os documentos de identidade nos modelos antigos continuarão válidos até 28 de fevereiro de 2032.
O que muda com a implantação da nova carteira de Identidade?
Com a implantação da CIN, o CPF passará a ser o número único de identificação do cidadão no país. Além disso, a nova carteira de identidade é considerada mais segura devido à possibilidade de validação eletrônica de sua autenticidade por QR Code, inclusive off-line.
Para mais duvidas, acesse o site do governo federal clicando aqui.
Da redação, Djhessica Monteiro.
Fonte: O Tempo.