O evento será aberto oficialmente no dia 26, às 19h, com pronunciamentos de autoridades nacionais e internacionais, entrega do Prêmio Mineiro de Gestão Ambiental e a Conferência Magna por Mohan Munasinghe do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), instituição que em 2007, dividiu o prêmio Nobel da Paz com o ex-vice-presidente americano, Al Gore.
No dia 27 de novembro, a palestra “Os princípios éticos da Carta da Terra e o desenvolvimento humano”, que será proferida pelo francês Maurice Strong (secretário-geral da Rio 92) abre a programação que se estende com a apresentação do espanhol Xavier Guijarro com o tema Encontro de Minas. A partir daí começam os temas que vão abordar a água e as mudanças climáticas; energias renováveis; novas abordagens para planejamento territorial; solidariedade e cooperação Sul-Sul. Ainda dia 27, o ministro Carlos Minc, do Meio Ambiente, faz a conferência “Desafios para o Desenvolvimento Sustentável na América Latina.
De acordo com a organização, quatro temas vão orientar os debates da versão 2008 do evento: a água como variável estratégica para o desenvolvimento sustentável; a educação ambiental para formação da cidadania e capacitação de gestores ambientais; a apresentação de propostas inovadoras e experiências bem-sucedidas. As edições anteriores foram realizadas na França, Espanha, Paquistão, Estados Unidos e Austrália.
AGÊNCIA MINAS