A abertura do Ano da França no Brasil acontecerá no dia 21 de abril 2009 em Ouro Preto, com cerimônia na data que é comemorado o Movimento da Inconfidência Mineira. A definição foi anunciada pelo presidente do Comissariado responsável pelo Ano da França no Brasil, embaixador Yves Sant-Geours, durante encontro com o governador Aécio Neves, nesta quinta-feira (13), em Paris. O tema das comemorações em Ouro Preto serão os 220 anos da Revolução Francesa e da Inconfidência Mineira.
![]() |
“A cerimônia de abertura do Ano da França no Brasil será no 21 de abril. É um momento tão chave para a história do Brasil, de Minas Gerais, da relação entre França e Brasil também com as idéias da revolução, da independência. Teremos uma cerimônia de abertura em Ouro Preto, Minas Gerais, que é um estado exemplar para o Ano da França no Brasil porque temos já muitos projetos em parceria entre as entidades do Estado e francesas no campo das artes, da universidade, da ciência e das companhias”, disse o embaixador Yves Sant-Geours.
Ele também destacou a importância da Revolução Francesa na história brasileira, já que o movimento foi inspirador para diversos outros levantes no mundo em busca de liberdade política e social, como foi a Inconfidência Mineira.“Foi exatamente a Revolução Francesa que inspirou a Inconfidência Mineira, que veio a ser o início do processo de independência do Brasil, que também comemora 220 anos em 2009. Nada mais apropriado do que reunirmos em Ouro Preto as duas pátrias, sobretudo, por seu sonho de liberdade. Fico muito feliz por ouvir aqui a confirmação por parte do comissário chefe francês, que aceita a nossa proposta que dará a Minas Gerais uma dimensão muito grande nessas comemorações”, afirmou Aécio Neves.
O Ano da França no Brasil ocorrerá entre os dias 21 de abril e 15 de novembro de 2009. Durante as comemorações, acontecerá uma série de eventos, em todas as regiões brasileiras, voltados a divulgar as manifestações culturais, sociais e econômicas do país europeu, bem como as interações históricas entre França e Brasil. O evento é uma continuidade do Ano do Brasil na França, que aconteceu em 2005.