Um homem, de 53 anos, foi preso suspeito de ser o líder de uma organização criminosa que aplicava golpes contra concessionárias de pelo menos sete estados no Brasil. Ele foi preso durante uma operação realizada pelas polícias civis de Minas Gerais e de Santa Catarina. O suspeito foi encontrado na manhã desta quarta-feira (12), em Uberlândia, na região do Triângulo Mineiro.
“Os investigados falsificam documentos públicos e de pessoas físicas e, com eles, adquirem os veículos. Mais de 30 documentos falsos utilizados pela quadrilha foram apreendidos na operação, além de materiais. Todos serão juntados nos inquéritos policiais”, esclareceu o delegado Marcos Tadeu de Brito Brandão, da Polícia Civil de Minas Gerais. Segundo o delegado, a organização agia de forma descentralizada, e os líderes moravam na cidade do Triângulo Mineiro.
A investigação apontou que os criminosos fizeram mais de 50 vítimas, em estados como Minas Gerais, Santa Catarina, Goiás, Mato Grosso, São Paulo, Paraná e Bahia, causando prejuízos de milhões de reais. Somente em Santa Catarina, onde a apuração teve início, dez empresas sofreram os golpes.
O homem deverá responder por diversos crimes, entre eles associação criminosa, estelionato, falsificação e uso de documentos falsos, lavagem de dinheiro e tráfico de drogas. A operação Contractus segue em andamento, a fim de identificar outros envolvidos.
Com O Tempo