Será velado na manhã desta segunda-feiram dia 3 de janeiro, na Assembleia Legislativa de Minas Gerias, o corpo do senador Eliseu Resende (DEM), 81 anos, morto na noite desse domingo, vítima de uma insuficiência renal.
De acordo com informações divulgadas pelo no Incor, em São Paulo, o senador eleito por Minas Gerias, se internou no hospital no dia 30 de novembro para exames de check-up, quando constatou-se um tumor no intestino.
Eliseu foi submetido a uma cirurgia no dia 8 de dezembro, porém, na véspera do Natal, foi necessária outra intervenção cirúrgica. Já no dia 1º de janeiro, ele apresentou um quadro de insuficiência renal, que o levou a morte.
O governador de Minas Antonio Anastasia (PSDB), em nota, registrou seu pesar pela perda do político. De acordo com Anastasia, Eliseu conseguiu o estado perde com a morte de um dos mais “íntegros homens públicos”.
O senador Eliseu Resende nasceu na cidade de Oliveira, em Minas, em 7 de fevereiro de 1929. Graduou-se em engenharia civil, em 1954, pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Anos mais tarde, viria a ser professor da UFMG, após conclusão de mestrado e doutorado pela Universidade de Nova Iorque (EUA).
De 1964 a 1967, foi diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem (DER/MG), sendo depois convidado para dirigir o Departamento Nacional de Estradas de Rodagem (DNER), de 1967 a 1974.
Em 1993, ocupou o cargo de ministro da Fazenda do governo de Itamar Franco. Em 1994, elegeu-se deputado federal e em 2006, conquistou uma vaga de senador, cargo para o qual ainda cumpriria mais quatro anos.
da redação com informações do Jornal Hoje em Dia