Entre 2011 e 2022, os trechos de rodovias estaduais em que sistemas eletrônicos de controle de velocidade foram implementados testemunharam uma impressionante redução de 77% na taxa de acidentes. Em termos absolutos, isso significa que o número de acidentes diminuiu de 22 mil em 2011 para apenas 5 mil em 2022 nos locais sob jurisdição do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG).
O número atesta o que os estudos já apontam há décadas: a redução da velocidade em pontos críticos das rodovias diminui drasticamente o número de vítimas graves e fatais no trânsito.
“Por falta de informação, é comum ouvirmos reclamações sobre excessos de aparelhos nas vias, mas os números são categóricos e demonstram que não existe fundamento para o discurso de ‘indústria da multa’. Pelo contrário, os dados mostram que apenas 0,08% dos veículos que passam pelos radares são multados”, destaca o gerente de controle e segurança de tráfego do DER-MG, Beatriz Pinheiro.
Números
De acordo com dados compilados pelo DER-MG, a presença de redutores de velocidade nos locais afeta positivamente a segurança no trânsito. Embora acidentes possam ocorrer nesses trechos, o fato de os veículos estar circulando a velocidades menores contribui para reduzir a gravidade das ocorrências.
Um exemplo notável é observado na rodovia MG-235, no quilômetro 75,20, em São Gotardo, no Triângulo Mineiro, onde o número de acidentes caiu incrivelmente 100% desde a instalação do radar em novembro de 2022. Esses dados ressaltam a importância do controle de velocidade como uma eficaz medida no combate à violência no trânsito, uma vez que há uma correlação direta entre a velocidade e as consequências dos acidentes, especialmente no que se refere ao número de vítimas fatais e feridos graves. O mesmo fenômeno de redução de 100% em acidentes é observado na MG-455, quilômetro 41,70, em Andradas, Sul de Minas.
No Norte do estado, um exemplo positivo é encontrado na MGC-122, quilômetro 136,25, onde o relatório do DER-MG revela uma redução de 83% nas ocorrências de acidentes desde março de 2023. Isso ilustra como a gestão da velocidade desempenha um papel fundamental na promoção da segurança viária.
Tecnologia
O quilômetro 52 da rodovia MG-010, próximo à comunidade da Vilinha em Jaboticatubas, Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), ilustra eficazmente como a tecnologia pode desempenhar um papel educativo significativo na prevenção de acidentes. Nesse local, um radar operante há um ano, com limite de velocidade estabelecido em 60 quilômetros por hora, conseguiu reduzir os acidentes em impressionantes 71%.
Gabriel Rodrigues, proprietário de um restaurante na comunidade, que abriga mais de 200 pessoas e está situada às margens da rodovia, relembra seus 24 anos no local, durante os quais testemunhou numerosos acidentes, inclusive a perda de amigos atropelados. A situação só começou a mudar após a instalação dos dispositivos de controle de velocidade.
“Eu sou testemunha diária da importância desse equipamento. Depois que o DER-MG implementou os redutores de velocidade, houve uma grande diminuição nos acidentes. No entanto, o mais crucial é que o motorista esteja ciente de sua responsabilidade”, destaca o comerciante.
A mesma visão é compartilhada por aqueles que trabalham diretamente com o trânsito e consideram o controle de velocidade uma ferramenta de trabalho vital. Isso inclui o comandante do Batalhão de Polícia Militar Rodoviária (PMRv), tenente-coronel Aleixo Junior. Para ele, o medidor de velocidade eletrônico é um aliado da Polícia Militar, pois incentiva os motoristas a obedecerem aos limites de velocidade estipulados por lei e lhes proporciona tempo suficiente para tomar medidas corretivas e preventivas ao volante, prevenindo assim acidentes.
Ferramenta
A fiscalização eletrônica exerce muitas outras funções. Os softwares utilizados pelos radares são atualizados com frequência e os equipamentos já são capazes de realizar a leitura automática das placas.
Além disso, por meio dos radares, são coletados dados de acordo com modo de transporte utilizado, quantidade de veículos que se deslocam de um local para outro, velocidade média dos veículos, tempo estimado de percurso, entre outras informações, fundamentais para o planejamento de melhorias e intervenções nas rodovias.
Atualmente, o DER-MG tem em funcionamento 660 radares fixos e 62 pontos fiscalizados por 28 radares portáteis. Antes de entrar em operação definitiva, os equipamentos são aferidos pelo Instituto de Pesos e Medidas (Ipem) e constantemente monitorados e inspecionados.
O departamento divulga em seu site a rodovia, o quilômetro, a cidade, a velocidade regulamentada, quando o radar operou em modo educativo, o início de sua operação no modo de autuação, além de outras informações complementares sobre os seus radares fixos e portáteis.
DER Pela Vida
Lançando em setembro último, e com previsão de um aporte de recursos da ordem de R$ 45 milhões para 2024, o programa “DER Pela Vida”, focado na melhoria da sinalização e implantação de dispositivos de segurança viária em diversos pontos da malha mineira. A ação visa a prevenção e redução de acidentes de trânsito nas estradas estaduais, sobretudo com a proximidade do período chuvoso.
O programa é alicerçado em três pontos fundamentais: controle de velocidade eletrônica, intervenções em pontos críticos nas rodovias sob jurisdição do DER-MG e educação para o trânsito. Cerca de 200 projetos de intervenções em rodovias já estão prontos. Os trechos, conforme estudos técnicos, apontaram os pontos com riscos e/ou histórico de recorrência de acidentes. Em 2025, serão os outros 130 projetos. Paralelamente, o Departamento vai elaborar mais 200 projetos para serem executados em 2026.
Da Redação com Agência Minas