Começa a partir da meia-noite de quarta-feira (11) a Operação Nossa Senhora Aparecida 2023 da Polícia Rodoviária Federal (PRF) nas estradas de Minas Gerais. De acordo com a corporação, o foco é na diminuição de acidentes e reforço do efetivo em locais estratégicos.
Durante o feriado prolongado, a PRF contará com reforço policial voltado para a redução de acidentes. Com base em estudos de acidentalidade, desenvolvidos para identificar locais e trechos estatisticamente perigosos, serão realizadas atividades de prevenção e fiscalização nos locais identificados como mais críticos.
Condutas arriscadas de condutores imprudentes, como excesso de velocidade, ultrapassagens indevidas, embriaguez ao volante, não utilização do cinto de segurança, transporte inadequado de crianças, falta do uso de capacete e utilização do telefone celular na direção serão os principais alvos da fiscalização. O somatório dos esforços e ações estratégicas terão o intuito de garantir a segurança, o conforto e a fluidez do trânsito nas rodovias federais.
O enfrentamento à criminalidade também será intensificado com o objetivo de deter criminosos, recuperar veículos furtados/roubados, retirar armas ilegais, drogas e outras mercadorias ilícitas de circulação.
A operação vai até o domingo (15). O Balanço final da Operação Nossa Senhora Aparecida 2023, será divulgado na terça-feira (17). Não haverá divulgação de balanço parcial.
Com Agência Brasil