As instituições de ensino públicas do estado trazem uma abundância de lembranças emotivas, seja através de um educador memorável, das amizades forjadas, da descoberta de uma vocação, ou dos pratos servidos durante os intervalos das aulas. Esses gostos frequentemente evocam memórias felizes, relembrando a culinária caseira preparada pela família, sobretudo aquela dos almoços de domingo.
Na rede estadual de ensino, a nutrição escolar é uma prioridade do Governo de Minas, que, desde o início desta administração, aumentou em mais de 200% os recursos destinados para beneficiar os aproximadamente 1,6 milhão de alunos matriculados.
Com recursos da ordem de R$ 1,4 bilhão aplicados em educação de 2019 a 2023, a realidade, hoje, é que em todas as unidades são servidos, por dia, aproximadamente 1,7 milhão de refeições, e, por mês, mais de 35 milhões de pratos, entre almoços e lanches. Tudo isto, vale lembrar, entre 98 opções de preparo nutritivas e balanceadas previstas nos “Cardápios da Alimentação Escolar” .
Preferidos pelos alunos
Este mês, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) conduziu uma pesquisa de amostragem para descobrir as refeições preferidas dos estudantes. Foram consultadas 545 escolas, abrangendo todas as 47 Superintendências Regionais de Ensino (SREs) do estado.
A preferência dos estudantes revelou que o prato mais querido é o estrogonofe de frango, servido com arroz, batata e salada. Em alguns casos, ele é acompanhado por feijão, incorporando um toque de sabor mineiro e um aumento na nutrição a essa iguaria de origem russa.
Completando a lista das refeições favoritas dos estudantes estão a feijoada e o feijão tropeiro, pratos típicos da culinária mineira, que ocuparam respectivamente a segunda e terceira posições no ranking.
O governador Romeu Zema, acompanhado pelo secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga, fez uma visita à Escola Estadual Técnico Industrial Professor Fontes, em Belo Horizonte, para observar de perto como o prato preferido dos estudantes é preparado.
“É um salto muito positivo conquistado pela educação mineira. Acredito que todos podem comemorar porque, antes, as escolas não tinham recursos necessários para ter essa variedade, oferecer merenda de qualidade. Investimos de maneira significativa na educação. O resultado está aí para todos verem: alimentação saborosa e nutritiva para nossos estudantes”, ressaltou Romeu Zema.
Para o secretário Igor de Alvarenga, a alimentação adequada tem importância significativa também para o aprendizado. “A rede estadual de ensino vive uma nova realidade. Trabalho que é fruto desta gestão que, desde o início, está comprometida com a educação. Por isso, Minas tem alcançado ótimos resultados em avaliações nacionais, como, por exemplo, nas provas do Enem nos últimos três anos”, enfatizou.
Ingrediente especial
A refeição servida aos alunos foi feita com muito carinho pela auxiliar de Serviços de Educação Básica (ASB), Nilce Pereira da Silva Santos, que trabalha há quatro anos na cantina da escola.
“O amor é o principal ingrediente para fazer uma refeição gostosa. Eu e mais dois colegas da minha equipe, quando estamos preparando os pratos, dedicamos nosso carinho e amor. Por isso os alunos amam a nossa comida: este é o segredo”, revelou Nilce.
A degustação da refeição na unidade de ensino marcou também o Dia Nacional da Alimentação Escolar, celebrado anualmente em 21/10. A data tem como objetivo chamar atenção para a importância de uma alimentação saudável no desempenho escolar dos estudantes de todas as etapas da educação básica.
Anna Clara Miranda Resende, que é estudante do curso técnico de eletrotécnica, do 1º ano do Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) da E.E. Técnico Industrial Professor Fontes, disse que uma boa refeição na escola é fundamental para se desenvolver nos estudos. Ela faz três refeições por dia, e os pratos são acompanhados de sucos e frutas.
A aluna gosta da maioria das refeições, mas garante que, assim como os demais, colegas que participaram da pesquisa, também ‘ama’ o estrogonofe de frango, prato que conquistou seu paladar. “A nossa comida lembra muito o gostinho das que são feitas em casa. As cantineiras usam um temperinho que é uma delícia, além de fazerem tudo com muito carinho”, enfatizou a jovem.
Cardápio da Alimentação Escolar
A merenda, que é nutritiva e saborosa, segue critérios nutricionais rigorosos, além de padrões de higienização dos alimentos que são bem armazenados, e limpeza da cantina, onde se prepara a comida. A execução dos pratos é acompanhada por nutricionistas da rede que trabalham nas 47 SREs.
A cartilha de Cardápios da Alimentação Escolar foi elaborada por uma equipe técnica de nutricionistas do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) na SEE/MG. São 98 opções de pratos que integram a cartilha, entre almoços, lanches e frutas.
Para o ensino integral, são disponibilizadas 72 opções variadas, sendo 32 de lanche e 40 de almoço. Somadas com os números do ensino regular, as refeições atendem, em média, 70% das necessidades nutricionais diárias de calorias, de acordo com o tempo de permanência do aluno na escola, além da oferta de macronutrientes (carboidratos, proteínas e lipídeos), micronutrientes (cálcio, ferro, magnésio, sódio e zinco e vitaminas A e C) e fibras.
Respeito à gastronomia regional
As cartilhas de cardápio apresentam uma ampla variedade de opções de preparo, incluindo alimentos diversos e típicos de cada região. Elas se dividem em três categorias para atender às necessidades específicas de diferentes modalidades de ensino: o ensino regular, a educação quilombola e a educação indígena.
De acordo com Tatiane Guimarães Perri Maciel, a nutricionista responsável técnica pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) na SEE/MG, que também desenvolveu o atual cardápio da rede, os gestores são orientados a escolher preparações que sejam bem recebidas pelos alunos e que estejam alinhadas com a cultura e os hábitos locais.
“Além de considerar os valores nutricionais de cada prato, também nos preocupamos em manter e respeitar os costumes da cultura regional, especialmente em um estado tão diversificado como Minas Gerais. Para facilitar essa tarefa, oferecemos uma lista de substituições para frutas, verduras e legumes, permitindo que os gestores escolham os produtos de maior aceitação”, explicou Tatiana.
Incentivo à agricultura familiar
Parte dos alimentos usados na preparação das refeições é comprada da agricultura familiar. A aquisição destes produtos é feita por meio de parceria entre a SEE/MG e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG).
No ano de 2022, a SEE/MG superou o percentual estabelecido por lei, que exige que pelo menos 30% dos recursos destinados à alimentação escolar sejam investidos na aquisição de produtos provenientes da agricultura familiar. Durante esse mesmo período, as escolas estaduais receberam alimentos provenientes de 16.372 agricultores, 32 agroindústrias e 31 cooperativas e associações ligadas à agricultura familiar.
Assim, o Governo de Minas promove o estímulo aos pequenos produtores, possibilitando o fornecimento de alimentos saudáveis para as escolas, ao mesmo tempo em que impulsiona a criação de empregos e renda, contribuindo para o crescimento econômico em todas as regiões do estado.
Da Redação com Agência Minas