O governador Antonio Anastasia anunciou, nesta segunda-feira, dia 17 de janeiro, uma série de medidas para socorrer os moradores das cidades mais afetadas pelas chuvas.
Até o momento, a Defesa Civil do Estado contabiliza 82 cidades que declararam estado de emergência em função das chuvas.
Entre as medidas anunciadas estão a formação de mutirão entre secretarias e órgãos estaduais para ações emergenciais; o pedido de auxílio financeiro de R$ 250 milhões ao Governo Federal para obras de infraestrutura e a abertura de uma linha de crédito .
O governador afirmou ainda que assinará, durante esta semana o decreto criando uma linha de crédito especial do BDMG, com juros subsidiados, para comerciantes e empresários que tiveram prejuízos com as enchentes. As condições do financiamento serão definidas no decreto.
Outra medida anunciada é em relação as estradas que foram degradadas em função das chuvas. De acordo com o anuncio feito pelo secretário de Estado de Transporte e Obras Públicas, Carlos Melles, o governador determinou que secretarias e empresas estatais, como Copasa e Cemig, realizem ações articuladas e conjuntas para recuperar as condições de tráfego das rodovias e estradas vicinais, importantes para o escoamento de produtos da zona rural.
da redação com informações do Governo de Minas