Nesta segunda-feira (5), a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) confirmou a sétima morte por dengue em Minas Gerais. Os dados revelam um aumento de 68% no número de casos em sete dias, aproximando-se da marca de 40 mil.
De acordo com a SES-MG, as mortes ocorreram em diversas cidades, incluindo Belo Horizonte, Arceburgo, Sete Lagoas(veja), Sarzedo, Ribeirão das Neves, Monte Belo e Lagoa Santa. Importante mencionar que outras mortes confirmadas em locais como Belo Horizonte, Barbacena e Betim ainda não foram incluídas nos registros.
Aumento de 68% nos casos
Além do aumento nas mortes, o número de casos cresceu 68% nos últimos sete dias, passando de 23.389 em 29 de janeiro para 39.282 em 5 de fevereiro. Segundo o painel de dados, quase 88% dos infectados não apresentam comorbidades, enquanto 12,3% possuem algum tipo de doença. A faixa etária entre 20 e 29 anos concentra o maior número de infectados.
Sintomas da dengue Os sintomas da dengue, conforme definidos pelo Ministério da Saúde, incluem:
- Febre alta (superior a 38ºC);
- Dor no corpo e nas articulações;
- Dor atrás dos olhos;
- Mal-estar;
- Falta de apetite;
- Dor de cabeça;
- Manchas vermelhas no corpo.
Além desses sintomas, o Ministério da Saúde recomenda que as pessoas estejam atentas aos sinais de alerta e agravamento do quadro, que podem levar a choque grave e até mesmo à morte.
Os sinais de alerta incluem:
- Dor abdominal intensa e contínua;
- Vômitos persistentes;
- Acúmulo de líquidos;
- Letargia ou irritabilidade;
- Aumento progressivo do hematócrito;
- Sangramento de mucosa.
Da Redação com SES-MG/Itatiaia