A Polícia Federal prendeu na madrugada de terça-feira (13), um dos mandantes da Chacina de Unaí. Hugo Pimenta estava em hotel na cidade de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, quando foi preso.
De acordo com a PF, ele estava com um mandado de prisão em aberto e possuía um passaporte falso. Pimenta estava foragido da justiça desde setembro de 2023 e foi condenado a 96 anos de prisão, mas teve a pena reduzida.
O advogado de defesa de Hugo Pimenta, Glauber Mendes, confirmou que o foragido foi encontrado pela polícia e foi preso. Ele disse que vai pedir para o acusado responder em liberdade. Segundo Glauber, a defesa entrou com recurso no STJ pedindo revisão da execução provisória da pena, pois considera a decisão uma exceção.
O crime
O crime conhecido como Chacina de Unaí ocorreu em 28 de janeiro de 2004, quando auditores fiscais do trabalho, que investigavam denúncias de trabalho escravo, e o motorista que os acompanhava, foram assassinados em uma emboscada. Nélson José da Silva, João Batista Soares Lage, Eratóstenes de Almeida Gonçalves e Aílton Pereira de Oliveira foram mortos na região rural de Unaí.
Os irmãos Antério Mânica, que é ex-prefeito da cidade, e Norberto Mânica foram condenados como os mandantes do crime. Hugo Alves Pimenta, José Alberto de Castro, Rogério Alan Rocha, Erinaldo Silva e William Gomes de Miranda também foram condenados por participação nos assassinatos.
Antério está preso em Unaí. Norberto Mânica segue foragido.
Com G1