Chega a 107 o número de cidade em situação de emergência por causa da chuva em Minas Gerais. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira pela Defesa Civil do estado.
Desta vez entraram na lista as cidades Capitão Andrade, na Região do Vale do Rio Doce, Extrema, Três Corações e Cachoeira de Minas, na Região Sul do estado.
Ao todo, a Defesa Civil de Minas registrou 17 mortes em decorrência das chuvas, sendo a primeira morte no dia 23 de novembro de 2010 e a mais recente, no dia 20 de janeiro de 2011. Segundo o boletim divulgado pela Defesa Civil, 1.354.264 pessoas foram afetadas pelas chuvas no estado, sendo que 92 delas ficaram feridas, 29.102 foram desalojadas e 3.725 desabrigadas.
Ainda de acordo com os dados divulgados pelo órgão hoje, desde outubro do ano passado, 275 casas e 172 pontes foram destruídas e 6.881 casas e 516 pontes, danificadas.
Desde essa quinta-feira, dia 28 de janeiro, caminhões da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais (Cedec/MG) transportam donativos para as vítimas das chuvas no estado e no Rio de Janeiro.
Ao todo são 15 toneladas de alimentos, 1.500 caixas de água potável, kits de higiene pessoal e 450 sacos de roupas para oito municípios do Sul de Minas e sete da região Leste do Estado, que sofreram prejuízos com as últimas chuvas.
A carga é parte das doações arrecadadas pela população mineira e inclui ainda materiais de ajuda humanitária adquiridos pelo Estado por meio da Cedec/MG, inclusive de Sete Lagoas.
Durante essa quinta-feira, a Cedec informou que a cidade conseguiu juntar mais de 5 toneladas de donativos, sendo mais de 3 mil em água e alimentos e pouco mais de 2 toneladas de roupas.
da redação com informações da Defesa Civil de MG