Empresa executa várias ações em parceria com o órgão
A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) faz parte da lista de 32 nomes, entre instituições e personalidades, que serão homenageadas na próxima sexta-feira (21 de novembro), às 10 horas, no espaço de eventos do Palácio da Liberdade, por relevantes serviços prestados à comunidade mineira em assuntos de defesa civil.
A empresa pública mineira será representada pelo presidente José Silva e o coordenador técnico estadual de Irrigação, João Carlos Guimarães, que vão receber a Medalha do Mérito da Defesa Civil. A homenagem integra as solenidades comemorativas do 45º aniversário do Gabinete Militar do Governador, criado em 1963, com a finalidade de planejar, coordenar e executar atividades de segurança do governador, vice-governador e seus familiares, além de realizar ações de defesa civil, no estado.
Parceria
Entre os vários trabalhos que a Emater-MG desenvolve em parceria com a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), vale destacar a ajuda na distribuição de cestas básicas, em casos de sinistros; levantamento e fornecimento do número de famílias rurais; e elaboração de relatórios com informações de perdas na produção, em decorrência de chuvas ou estiagem prolongadas. Tais documentos servem para compor processo para efeito de decreto de emergência, situação em que o município faz jus à liberação de recursos do Estado e da União.
Outra importante parceria da Emater-MG com o órgão de Defesa Civil, é a que envolve o Projeto de Abastecimento de Água para o Semi-árido Mineiro. Com recursos da Emater-MG (R$ 2,7 milhões) e da Cedec (R$ 5 milhões), o projeto propõe estender também, em 2009, suas ações para comunidades rurais do Vale do Mucuri. Estão sendo adquiridos equipamentos para a implantação de 300 sistemas de abastecimento de água, em 110 municípios do Norte, Vale Jequitinhonha e Vale Mucuri. A iniciativa vai beneficiar 10.500 pequenos agricultores, no próximo ano.. Em 2007, o projeto garantiu água para cerca de 2.800 famílias rurais, de 24 municípios do Norte e Vale do Jequitinhonha, com a instalação de 76 sistemas de abastecimento.