As Olimpíadas de Paris 2024 ficaram marcada pelo domínio dos japoneses no skate, seja na categoria Street ou Park, no masculino ou feminino, já que foram diversas medalhas.
Vale destacar que o skate é uma modalidade muito popular em competições esportivas e em plataformas de palpites como a Bet365 App, possibilitando a aposta nas competições.
O Brasil tem hoje uma das melhores do mundo no Skate Street, a fadinha Rayssa Leal, que com apenas 16 anos tem duas medalhas olímpicas e brilhou nas Olimpíadas de Tóquio. Porém, em Paris ela não conseguiu o ouro.
Japoneses dominam no Skate em Paris
Foram 12 medalhas em disputa no Skate em Paris, e o destaque foi o Japão, com quatro, sendo dois ouros e duas pratas. No feminino, Coco Yoshizawa e Liz Akama fizeram uma dobradinha, e Rayssa Leal completou o pódio.
Já na categoria Park, o ouro ficou com a australiana Arisa Trew, enquanto Kokona Hiraki garantiu a prata para o Japão, e Sky Brown completou o pódio para a Grã-Bretanha
No masculino, o desempenho dos japoneses caiu, principalmente no Park, onde não receberam medalhas. Palmer (Austrália), Schaar (Estados Unidos) e Augusto Akio (Brasil), ficaram respectivamente com ouro, prata e bronze.
Já no Skate Street masculino, muita emoção. Jagger Eaton, dos Estados Unidos, estava com 281,04 e ia levando o ouro. Porém, o japonês Yuto Horigome acertou uma manobra que rendeu uma nota 97.08, chegando aos 281.14 pontos e ficando com o segundo ouro olímpico seguido, já que ele levou em Tóquio. Nyjah Huston, americano, completou o pódio.
Vale destacar que o Japão é um país que valoriza a modalidade e implementa a cultura do skate, especialmente após as Olimpíadas de Tóquio. De olho no evento, foram construídos cerca de 400 skateparks por todo o país, o que impulsionou a prática do esporte.
Os frutos foram colhidos já na edição em que foram sedes, com cinco medalhas. Além disso, cada vez mais crianças passam a praticar a modalidade no Japão, e um exemplo disso é a idade das atletas, como Coco Yoshizawa, que levou o ouro aos 14 anos.
Skate Street x Skate Park
As Olimpíadas contam com duas modalidades dentro do Skate, o Street e o Park. Cada uma delas tem alguns diferenciais, porém, ambas disputadas no masculino e feminino.
No Street, é o famoso skate de rua, que conta com manobras em escadas, corrimãos, bancos, bordas de meio-fio, tudo isso em uma pista mais plana. O Brasil contou com um super time em Paris, no Street com Rayssa Leal, Pâmela Rosa, Gabi Mazetto, Giovanni Vianna, Kelvin Hoefler e Felipe Gustavo
Já na modalidade Park, é uma pista com rampas, piscinas, lombadas e saltos projetados. Para definir a nota, leva-se em conta: qualidade da execução, uso da pista, fluxo, consistência e repetição.
Em Paris, o Brasil contou no Park com: Dora Varella, Raicca Ventura, Isadora Pacheco, Pedro Barros, Augusto Akio e Luigi Cini.