A Califórnia entrou na lista de estados americanos onde vacas foram contaminadas pela gripe aviária. As autoridades relataram surtos em rebanhos de três fazendas no estado.
Em 2024, o USDA já identificou contaminações em 197 rebanhos pelo país. No total, vacas infectadas foram encontradas em 14 estados.
O Colorado é o estado mais afetado, com a doença presente em 65 fazendas leiteiras. Outros estados no topo da lista incluem Idaho (31 casos), Michigan (28), Texas e Iowa. A contaminação também foi registrada em Minnesota (9), Novo México (9), Dakota do Sul (7), Kansas (4), Oklahoma (2) e, com um caso cada, Ohio, Carolina do Norte e Wyoming. Assim, os surtos se espalham por todo o país, de costa a costa e de norte a sul.
Além das vacas, a gripe aviária também se espalha entre aves. O caso mais grave foi em Ionia, Michigan, onde 6,5 milhões de galinhas foram contaminadas em 2024, segundo o USDA.
Transmissão da gripe aviária de vacas para humanos
Em 1º de abril, o Departamento de Serviços de Saúde do Texas (DSHS) confirmou o primeiro caso de transmissão da gripe aviária de uma vaca para um ser humano. As informações sobre a pessoa infectada, como nome e idade, não foram divulgadas.
As autoridades texanas garantiram que a contaminação de vacas leiteiras não representa risco ao abastecimento da população. “Os laticínios devem destruir ou desviar o leite de vacas doentes, e a pasteurização elimina o vírus”, afirmaram em nota.